segunda-feira, 20 de maio de 2013

Potiguar superou falta de dinheiro e morte de jogador para ser campeão


O Potiguar de Mossoró entrou para a história do futebol do Rio Grande do Norte como o primeiro clube do interior com dois títulos estaduais no currículo. A equipe mossoroense, que no início da temporada cogitou licenciar-se por falta de recursos, superou os problemas financeiros, a trágica morte do meia Neto Maranhão e a campanha ruim do primeiro turno para ficar com o título da competição.

Ao todo, o "Time Macho" disputou 32 partidas no Campeonato Potiguar 2013, sendo 15 vitórias, oito empates e nove derrotas. A arrancada para o título teve início no segundo turno do torneio, após a chegada do técnico Celso Teixeira. Com “el loco” no comando, a equipe mossoroense conquistou seis vitórias em 11 jogos e garantiu os títulos do returno e do campeonato, além de vagas na Série D deste ano e na Copa do Nordeste de 2014.

Como terminou a primeira fase do Estadual na vice-liderança, o Potiguar de Mossoró também assegurou participação na Copa do Brasil do Brasil do próximo ano. 

Confira a campanha do Potiguar no Estadual 2013.
Primeira fase
Potyguar 0 x 1 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 1 x 2 Santa Cruz-RN
Potiguar de Mossoró 1 x 2 Assu
Corintians-RN 2 x 0 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 1 x 0 Palmeira-RN
Alecrim 2 x 0 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 2 x 0 Baraúnas
Potiguar de Mossoró 5 x 0 Potyguar
Santa Cruz-RN 0 x 0 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 3 x 0 Corintians-RN
Assu 0 x 1 Potiguar de Mossoró
Palmeira-RN 0 x 4 Potiguar de Mossoró
Baraúnas 1 x 1 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Alecrim

Primeiro turno
Potiguar de Mossoró 1 x 0 ABC
Alecrim 2 x 5 Potiguar de Mossoró
Assu 1 x 0 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 1 x 2 América-RN
Baraúnas 0 x 0 Potiguar de Mossoró
Corintians-RN 4 x 3 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Santa Cruz-RN

Segundo turno
ABC 0 x 3 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 2 x 0 Alecrim
Potiguar de Mossoró 1 x 0 Assu
América-RN 4 x 1 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 0 x 1 Baraúnas
Potiguar de Mossoró 4 x 1 Corintians-RN
Santa Cruz-RN 1 x 2 Potiguar de Mossoró

Finla do segundo turno
América-RN 0 x 0 Potiguar de Mossoró
Potiguar de Mossoró 2 x 1 América-RN

Final
Potiguar de Mossoró 2 x 2 América-RN
América-RN 1 x 1 Potiguar de Mossoró

Final nos Pênaltis
América-RN 4 x 5 Potiguar-Mos

Fonte Globo Esporte RN

Meia Jérson se reapresenta ao América-RN e deve jogar Série B


O meia Jérson está de volta ao América-RN após defender a Ferroviária durante a Série A-2 do Campeonato  Paulista. O jogador retorna de empréstimo e deve disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde desta segunda-feira, ele já treinou no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Jérson foi contratado pelo Mecão como um dos principais reforços da temporada 2013. Antes, havia se destacado pelo arquirrival ABC em 2011 e 2012. Foi emprestado para a Ferroviária após a eliminação do time rubro na primeira fase da Copa do Nordeste, quando o clube decidiu reduzir custos para o Campeonato Potiguar.

O treinador Roberto Fernandes e sua comissão técnica ainda vão se pronunciar sobre a permanência de Jérson no elenco da Série B, mas deve ter o aval do comandante rubro, que indicou sua contratação no fim de 2012.

Fonte Globo Esporte RN

Árbitro relata na súmula a agressão de Renatinho a Celso Teixeira


O árbitro Alício Pena Júnior, que comandou a final do Campeonato Estadual no último domingo, citou na súmula a agressão praticada pelo lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, do América-RN, contra o técnico do Potiguar de Mossoró, Celso Teixeira. A confusão ocorreu depois das cobranças de pênaltis, que originaram o segundo título da história do clube mossoroense.

A partida foi disputada no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, e recebeu mais de 6.000 pessoas. Alício Pena Júnior não relatou o motivo da agressão e não identificou os outros jogadores envolvidos no tumulto.

Fonte Globo Esporte RN

Exclusivo, Baraúnas -RN fará seu primeiro jogo da série "C" no Marizão em Caicó-RN


O Baraúnas da cidade de Mossoró irá mandar os trés primeiros jogos do Brasileirão no estadio Marizão na cidade de Caicó, o primeiro jogo será no dia 1 de Junho de 2013 diante do Fortaleza-CE na capital do Seridó as 16h já confirmado, e os outros dois também  aconteceram naquela praça esportiva. A notícia foi confirmada pelo presidente da Federação Norte Rio Grandense de Futebol José Vanildo, na tarde e noite deste domingo(19), em Ceará Mirim, na final do campeonato Estadual aos repórteres da Radio Caicó AM. 

Os outros dois compromissos são contra o Treze-PB pela terceira rodada no dia 07 de Julho, e contra o Cuiabá-MT pela quinta rodada dia 21 de Julho, confirmado pela tabela da CBF - Cofederação Brasileira de Futebol. 

O Campeonato Brasileiro da Série "C" começa no dia 1 de junho e termina no dia 24 de novembro. Na primeira fase da competição são dois grupos, cada um com 10 times. A partir da segunda etapa, quando se classificam quatro de cada grupo, o formato é de mata mata, com jogos de ida e volta. Em seguida, serão realizadas as semifinais e as finais nos dias 17 e 24 de novembro. 



Grupo A: Águia de Marabá (PA), Baraúnas (RN), Brasiliense (DF), CRB (AL), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Luverdense (MT), Sampaio Corrêa (MA), Santa Cruz (PE) e Treze (PB).
Grupo B: Betim (MG), Caxias (RS), Crac (GO), Duque de Caxias (RJ), Barueri (SP), Guarani (SP),
Macaé (RJ), Madureira (RJ), Mogi Mirim (SP) e Vila Nova (GO).
Os cruzamentos das quartas de final:
Grupo C: 1º do A x 4º do B
Grupo D: 2º do A x 3º do B
Grupo E: 2º do B x 3º do A
Grupo F: 1º do B x 4º do A

Os cruzamentos das semifinais:
Grupo G: Vencedor do C x Vencedor do D
Grupo H: Vencedor do E x Vencedor do F

Finais: Vencedor do G x Vencedor do H
Jogos da primeira rodada (01/06)
Grupo A
Dia 1º de Junho sábado as 16h
Baraúnas x Fortaleza no Senador Dinarte Mariz, em Caico - RN
Águia de Marabá x CRB no 
Zinho de Oliveira, em Maraba - PA
Santa Cruz x Luverdense no 
A definir

Grupo A
Dia 2 de Junho sábado as 19h
Sampaio Corrêa x Brasiliense no Estádio Governador João Castelo, emSao Luis - MA
Dia 5 de Junho sábado as 21:30h

Cuiabá x Treze no Presidente Dutra, em Cuiaba - MT
Grupo B

Dia 1º de Junho sábado 
Mogi Mirim x Duque de Caxias as 16h, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, em Mogi Mirim - SP
Crac x Betim as 16h, no 
Genervino Fonseca, em Catalao - GO
Madureira x Guarani as 15h, no 
Estádio Aniceto Moscoso, em Rio de Janeiro - RJ

Caxias x Macaé as 19h, no Francisco Stédille, em Caxias do Sul - RS
Grupo B

Dia 2 junho Domingo
Vila Nova x Barueri as 10h, no Serra Dourada, em Goiania - GO

Potiguar de Mossoró é Bi Campeão Estadual ao bater o América em casa nos pênaltis!


O Potiguar de Mossoró mais uma vez representou bem o interior do estado, jogando neste domingo(19), a última partida válida pela final geral do Campeonato estadual de 2013. Em um jogo bastante acirrado, e com boas chances desperdiçadas de ambos os lados, o jogo, teve um grande equilíbrio, enquanto o América atacava o Potiguar respondia, e foi assim durante todo o espetáculo, e que espetáculo.  

Apos todo esse equilíbrio, o gol do time Americano surgiu através de Índio Oliveira, que fez ótima jogada individual para marcar o gol com um chute forte no lado direito do goleiro Santos. Já o Potiguar tentava chegar ao empate ainda no primeiro tempo mas não conseguiu, placar final do primeiro tempo América-RN 1 x 0 Potiguar-Mos. 

Na volta para a segunda etapa, o Time Macho Mossoroense mostrou por que tem esse apelido, e foi contudo em busca do empata, é tanto que, Chiquinho em cobrança de falta ensaiada com Vaninho, acertou uma bomba que contou com a falha clamorosa do goleiro Dida, onde o mesmo tentou defende-la e acabou sofrendo um frangaço por dentre as pernas, empatando assim a decisão, que foi decidida da marca da cal. 

Relembrando, no dia 9 de janeiro de 2013 o Potiguar sofria o seu primeiro baque do ano. O meio-campista Neto Maranhão contratado para a disputa do Estadual faleceu durante um treino vítima de infarto. E para os jogadores esse titulo deveria ser conquistado em honra ao colega. Após vários anos uma disputa de título do Campeonato Potiguar voltava a ser definida na cobrança de pênaltis. Ai foi a vez das duas torcidas darem seu show incentivando os atletas das duas equipes, na busca de diminuir a angustia dos mesmos. 

Os Pênaltis
Cascata abriu a sessão decisiva, o camisa 10 bateu forte no meio do gol e converteu. Chiquinho foi o primeiro a bater para o Potiguar, ele bateu Dida rebateu, a bola pegou efeito e entrou. Renatinho foi o segundo a cobrar para os natalenses, mas acabou jogando a bola nas mãos de Santos. Paulinho veio na sequência, bateu e colocou o Potiguar na frente 2 x 1 chutando com força. Índio abriu a terceira série, e bateu bem para fazer 2 a 2. Giovanni foi fazer sua cobrança e chutou por cima.

Autor do gol, Índio Oliveira seguiu para abrir a quarta série. O atacante fez uma bela cobrança e recolocou o América na frente 3 a 2. Depois foi a vez de Lima fazer sua cobrança por parte dos visitantes, tomou muita distância e acertou um balaço para deixar tudo igual novamente 3 a 3. Allysson abriu a quinta série, ele chutou e Santos chegou a tocar na bola, mas ela entrou para alívio do zagueiro 4 a 3. Santos depois tratou de deixar tudo igual 4 a 4.

Pênaltis Alternados
Na nova série, cobranças alternadas, Itamar foi o primeiro a cobrar. O atacante chutou mal e fraco e Santos defendeu. Depois foi a vez de Radames ter a chance de definir o título e não desperdiçou. Colocou a bola como manda o figurino, goleiro no canto e bola no outro, e foi correndo para os braços da galera comemorar o Bi Campeonato Estadual.

Ficha Técnica

América-RN 1 x 1 Potiguar-Mos  
Nos pênaltis 
América-RN 4 x 5 Potiguar-Mos
Local Estádio Barrettão
Cidade Ceará-Mirim/RN
Data 19/05/2013
Horário 17h
Arbitragem
Á - Alício Pena Júnior
A1 - Luiz Carlos Câmara Bezerra 
A2 - Francisco Jailson F. da Silva
4ºÁ - Leandro Saraiva Dantas de Oliveira
Cartões amarelos - Índio, Índio Oliveira, Edson Rocha, Cascata, Ricardo Baiano, Daniel, Tiago Adan  do América, Kattê, Anselmo, Magno, Lima, Radames, Ivison do Potiguar
Cartões vermelhos - Ítalo do Potiguar aos 37 do 2º'T e Daniel do América aos 44 do 2º'T
Gols - Índio Oliveira aos 36min e 40seg do 1º'T para o América e Chiquinho aos 31min e 10seg do 2º'T para o Potiguar
Público total - 5.959
Renda - R$ 99.460,00

América-RN
Dida, Norberto(Alisson), Índio, Edson Rocha, Renatinho Potiguar, Ricardo Baiano(Laílson), Fabinho, Daniel(expulso), Cascata, Tiago Adan(Itamar), Índio Oliveira, Técnico Roberto Fernandes

Potiguar-Mos
Santos, Chiquinho, Genilson, Anselmo, Paulinho, Ivson(Radames), Lima, Magno, Vaninho(Giovani),  Daniel(Ítalo expulso), Kattê, Técnico Celso Teixeira.

Brasil já conhece 18 campeões estaduais. Confira a lista!



O final de semana foi de muitas decisões e de muitas torcidas festejarem títulos estaduais. No sábado, Brasiliense e CRB foram campeões no Candango e no Alagoano, e domingo, muitas outras torcidas vibraram com a faixa no peito.
Por enquanto, são 18 Estaduais definidos, entre eles, das principais regiões do país, como Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Confira os campeões Estaduais de 2013
Região Sul
Gaúcho
Internacional – campeão
Juventude – vice
Catarinense
Criciúma – campeão
Chapecoense – vice
Paraná
Coritiba – campeão
Atlético – vice

Rerião Sudeste
São Paulo
Corinthians – campeão
Santos – vice
Carioca
Botafogo – campeão
* levou os dois turnos
Mineiro
Atlético – campeão
Cruzeiro – vice
Capixaba
Desportiva – campeã
Aracruz – vice

Região Centro Oeste
Goiano
Goiás – bicampeão
Atlético – vice
Brasiliense
Brasiliense – campeão
Brasília – vice
Mato Grosso
Cuiabá – campeão
Misto – vice
Mato Grosso do Sul
CENE - campeão
Naviaraíense - vice

Região Nordeste
Baiano
Vitória – campeão
Bahia – vice
Pernambuco
Santa Cruz – tricampeão
Sport – vice
Alagoano
CRB – bicampeão
CSA - vice
Cearense
Ceará – tricampeão
Guarany Sobral – vice
Potiguar
Potiguar Mossoró - campeão
América – vice

Região Norte
Paraense
Paysandu – campeão
Paragominas – vice
Piauiense
Parnahyba - bicampeão
River - vice

Fonte AFI

Futebol Amador, Cerâmica Tavares é tri campeã do Intermunicipal Master de Parelhas


Terminou neste domingo(19), o Campeonato Intermunicipal de Máster de Parelhas 2013, competição organizada pela Liga Parelhense de Desportos (LPD), á frente o presidente Juarez Almeida. O evento começou no dia 09 de março, durou 70 dias e contou com a participação de 13 equipes. A grande final envolveu um time do RN, Cerâmica Tavares, do Povoado Juazeiro, município de Parelhas, e outro da Paraíba, Sociedade Junco, da cidade de Junco do Seridó. Placar final: 2 x 0 para a equipe potiguar, um golaço do maestro Tonheca, aos 20 minutos do primeiro tempo e outro de Dedezinho, aos 38 da etapa complementar.

Foi um jogo digno de uma grande final, no primeiro tempo o time da Cerâmica Tavares jogou bem melhor a pesar do nervosismo de alguns jogadores. No segundo tempo, a equipe da Sociedade Junco melhorou muito, jogou melhor que o adversário, porém não conseguiu evitar a derrota por 2 x 0.

Foi uma conquista justa dos comandados do técnico Reinaldo, ex-jogador do Santos F.C e Flamengo/RJ. O time foi campeão invicto, realizou 09 jogos, venceu 07 e empatou dois. Disputou 27 pontos, perdeu apenas 04, conquistou 23, aproveitamento de 85,2%. A equipe teve o melhor ataque com 21 gols, a segunda melhor defesa com 08 gols sofridos e o principal artilheiro, Naldinho com 10 gols. Os grandes destaques: Tonheca, PC, Roquete, Elian, Bernadão, Dedé e Naldinho. O time da Cerâmica Tavares é tricampeão da competição: 2011, 2012 e 2013.

Ficha técnica
Jogo
Cerâmica Tavares  2 x 0 Sociedade de Junco/PB
Local 
Estádio Laurentino Bezerra
Cidade Parelhas
Competição 
Final do Intermunicipal de Máster de Parelhas.
Data 19-05-2013 
Horário 15h30
Arbitragem
Á - Genaldo de Souza Azevedo (Parelhas).
A1 - Djailton Rafael (Parelhas).
A2 - Everton da Silva (Acari).
Gols - Tonheca aos 20 minutos do 1° tempo e Dedezinho aos 38’ da etapa complementar.
Rena - R$ 340,00 (Preço único R$ 2,00)
Público pagante - 170
Público presente - 201

Cerâmica Tavares 
Marcelo(Daniel), Netinho(Marinésio), Dedé, Bernardão, George Santanense(Cebão), Elian, Roquete, Ranunfo(Zezinho/Sancler), Tonheca, Teteu, PC(Dedezinho), Técnico Reinaldo.

Sociedade de Junco/PB 
Joeldes, Marquinhos(Ozenildo/Naná), Berto, Tutú(Juci), Eidinho, Boré, Normando(Formiga), Pôpô(João), Bodinho(Adriano), Ailton, Nêgo, Técnico Onofre Vieira (Jabá).

Fonte e texto Luiz Sátiro de Matos - Escrete de Ouro.

Renan Barão se lesiona e está fora do UFC 161



Campeão interino do peso galo, Renan Barão, faria a sua segunda defesa de cinturão contra Eddie Wineland no UFC 161, que vai acontecer no dia 15 de junho, em Winnipeg, no Canadá, mas uma lesão obrigou o brasileiro a abandonar o card. 
Segundo a Tatame apurou com fontes seguras, Barão lesionou o pé direito e não terá tempo de se recuperar para o combate. Essa seria a segunda defesa de título do potiguar, que finalizou Michael McDonald em fevereiro, na edição de Londres do UFC.
Fonte Tatame

Dois empates no quadrangular estadual sub 17


Não houve vencedor na duas primeiras partidas do quadrangular decisivo do Estadual sub 17, ocorridas nesse sábado(18). Pela manhã, no estádio Juvenal Lamartine, ABC e Monte Líbano  não saíram do 0 a 0. À tarde, no estádio Nazarenão, em Goianinha, o Palmeira e América de Natal não foram além de empate por 2 a 2. Júlio César e Nailton marcaram para o time do interior, enquanto Toinho e Túlio assinalaram para a equipe da capital.
Sub 20
À medida que o Estadual sub 17 caminha para seu final, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol já está com tudo pronto para o campeonato sub 20. A competição será disputada em turno e returno, onde naquele serão realizados os jogos de ida, e neste as partidas de volta.
As equipes que correrão atrás do título são: ABC, Alecrim, América, Atlético Potengi, Baraúnas de Mossoró, Globo de Ceará Mirim e Palmeira de Goianinha. O certame começa no dia 1º de junho com os confrontos Alecrim x Atlético Potengi, no Ninho do Periquito; América x Palmeira, no Barretão; e Baraúnas x ABC, no Nogueirão.
Fonte Esporte Amador RN