sábado, 12 de outubro de 2013

Fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do RN é aberta em Natal


Foi dada a largada para a fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande Norte. A abertura do mais tradicional evento esportivo do estado foi realizada na manhã desta sexta-feira, no ginásio de esportes da UFRN, em Natal. Ao todo, cerca de 15 mil atletas devem participar desta etapa decisiva do Jogos, que acontecem em outras quatro cidades além de Natal: Parnamirim, Macaíba, Assú e Goianinha.


Com um público relativamente pequeno, a cerimônia de abertura dos Jerns tive início pouco depois das 9h. Participaram da cerimônia alunos de escolas públicas e privadas de Natal, além de delegações de escolas do interior. De acordo com Gileno Souto, responsável pela Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Codesp), devido ao início das competições já na tarde desta sexta-feira, alguns atletas não puderam participar da cerimônia. O dirigente também citou o medo de alguns em relação às disputas de torcidas organizadas.

- Muitas competições já têm início hoje (sexta-feira) à tarde. Algumas delegações do interior ainda não chegaram. Além disso, tem o fato do medo da pessoas, já que nas últimas edições temos visto um histórico de violência entre as torcidas organizadas. É normal. Esse ano, juntamente com o apoio da Polícia Militar, esperamos diminuir isso e trazer o torcedor, o aluno e seus familiares, de volta aos Jerns - disse Gileno.

Ainda de acordo com o coordenador, quase todas as escolas enviaram representantes para a cerimônia, que contou com apresentações culturais, além do já tradicional desfile das delegações. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Lipe dos Santos Jardim, do karatê do Colégio Contemporâneo, em Natal. Já o juramento dos atletas foi feito pelo atleta Lucas Maciel Bulhões, da natação do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal.

Tranquilidade

Sobre a segurança, de acordo com o subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, a abertura ocorreu sem maiores transtornos. Um forte esquema de policiamento foi montado no entorno do campus da UFRN para coibir possíveis confrontos entre torcidas.

- A abertura transcorreu de forma tranquila. Não tivemos nenhuma ocorrência. A única apreensão foi de dois adolescentes com mochilas cheias de pedras. Eles foram apreendidos em um dos portões de acesso da UFRN, antes que conseguissem entrar no ginásio - declarou.

O coronel explicou ainda que haverá um esquema especial de policiamento nas proximidades dos locais de competição.

- Até o fim dos Jogos, estaremos com um esquema especial de policiamento, monitorando os locais de competição. Já entramos em contato com a Secretaria de Educação e com os diretores de algumas escolas, para que assim possamos fazer também um trabalho de prevenção para evitar possíveis delitos durante as competições - explicou Azevedo.

Competições e medalhas

A partir da tarde desta sexta-feira, sete modalidades começam as suas competições. São elas: taekwondo, vôlei, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, futebol society e a ginástica artística abrem a 43ª edição dos Jogos. Duas modalidades são novidades nesta edição: o tênis de campo, que volta a ser disputada, e a luta olímpica, que faz sua estreia.

Em 2012, os atletas e as equipes campeãs demoraram para receber as medalhas. Um problema na licitação para a compra das medalhas impediu que os campeões fossem premiados logo após as competições. Este ano, porém, Gileno garante a premiação dos campeões assim que forem encerrados os torneios de cada modalidade. A premiação do Atleta Ouro, que é dado ao atleta de maior destaque em cada modalidade, também foi confirmada para 15 dias depois do fim dos Jerns.

- Este ano vamos premiar os campeões logo que eles forem saindo. O atleta merece. Já o Atleta Ouro acontece em uma cerimônia posterior, duas semanas após o fim dos Jogos - destacou.

Os Jogos Escolares do RN irão até o próximo dia 22, com competições em 30 modalidades. Em todas as etapas, cerca de 45 mil atletas participaram do evento, 10 mil a mais que em 2012. As competições acontecem em todas as regiões de Natal.

Por Arthur Barbalho Natal Foto Márlio Forte via Globo Esporte

1ª Copa Ex-prefeito Manoel Paulino começa dia 27 de Outubro com o torneio início!


O primeiro arbitral referente a 1ª Copa Ex-preito Manoel Paulino aconteceu neste sábado dia 12 na residencia do organizador Geraldo Chamba. Na reunião compareceram oito (8) representantes de equipes que foram eles; Preto da Malhadareia, Nego do Centenário de Caicó, Sandro e Silvano do Bela Vista, Thiago do Centenário de Parelhas, Batista do Guarani do Bananeiro, Jarbas Projeto PBEBB Escolinha, Wedson e Wilker de Ouro Branco e Kedin do Olaria do Povoado Currais Novos.

A mesma foi bem debatida onde todos tiveram a oportunidade de dar suas opiniões que foram ouvidas pelo idealizador da Copa, apos chegaram ao denominador comum que, na próxima sexta feira as 20h acontecerá outra conversa entre eles (participantes). Esta em caráter definitivo, pois o campeonato começará dia 27 de Outubro com a realização do torneio início, onde terá a como atrativo a escolha da Musa da competição, ideia que foi muito bem asseita por todos.

Porém, estão sendo aguardados mais dois times para que seja completado o número de dez agremiações. Neste caso, as participantes serão divididas em dois grupos com cinco (5) clubes em cada, jogando entre se na chave para se classificarem as duas primeiras colocadas para as semi finais. A 1ª Copa ex-prefeito Manoel Paulino vai ser disputada no estadio Ruy Medeiros na cidade de Jardim do Seridó-RN, contando com a transmissão da Radio Cabugi do Seridó com o apoio do Dr. Alcebíades Fernandes, Vereadores Iron Junior e Gilberto Brito, Morvanildo, Neveton Brito, do desembargador e filho do homenageado Claudio dentre outros que poderão pintar. 

Depois de alguns anos afastado do esporte, o Sr. Geraldo Chamba voltou com força total e promete não parar mais. Mesmo sem organizar competições, Geraldo não perdeu o respeito e a credibilidade com os presidentes dos times da região e da cidade onde mora. 

"Este campeonato ficará na memoria de todos os participantes e dos desportistas, pois teremos várias surpresas, disse".

Por Jarbas Fonsêca 

Lagoa do Bonfim recebe competição de falcoaria


Falcoeiros de todo o País vão participar da primeira temporada de competições de falcoaria no Brasil. O evento acontece dentro do Primeiro Encontro de Falcoaria realizado no Nordeste e terá como cenário a Lagoa do Bonfim, no município de São José de Mipibu, a 12 quilômetros de Natal. Deste sábado até domingo os participantes poderão apreciar a beleza, a técnica de voo e as competições entre diversas aves de rapina.

As disputas entre as aves serão divididas em três categorias, a primeira é a Lure Fly, em que será avaliada a elegância de voo da ave, se ela domina bem o vento, se consegue fazer curvas e manter o foco na isca do início ao fim. A segunda é a de Tiro Direto à Presa de 100 metros para gaviões. Nesta prova serão avaliados o tempo de execução, as manobras e a persistência do rapinante.

As aves que realizarem capturas no ar com maior rapidez e melhor “pegada” recebem as melhores avaliações. A última categoria é a Perseguição em cauda para falcões. Nesta, serão observados itens como elegância e capacidade de voo, persistência no lance e a experiência do falcão na estratégia de perseguição.

O grau de perseguição será observado quando a ave fizer voos “por fora”, tentando cercar a presa. A banca avaliará se o falcão está tentando ganhar altura para descer em mergulho, ou se vai por baixo, na tentativa de surpreender à presa. A subida e o mergulho do falcão valerão mais pontos pela elegância do lance.

Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados e ao final será eleito o melhor dos melhores dentre equipe de ave e falcoeiro que mais se destacar na competição. O evento terá ainda programação cultural e palestras sobre a prática da falcoaria no Brasil.

Fonte Jornal de Hoje

Barão só vê uma possibilidade de enfrentar Aldo


Amigos e parceiros de treinos na Academia Nova União, Renan Barão e José Aldo estiveram lado a lado nessa terça-feira, 8, em evento de divulgação do UFC Barueri. Apesar de estarem em categorias de peso parecidas, eles já disseram diversas vezes que não pretendem se enfrentar no octógono. Porém, desta vez Barão ouviu uma boa sugestão e admitiu que existe uma possibilidade dessa luta acontecer.

“Uma luta entre amigos eu realmente não acho muito legal. Mas para arrecadar fundos para algum lugar seria realmente interessante”, afirmou Barão, que atualmente é campeão interino dos pesos galos e só vai subir de categoria se José Aldo não for mais o campeão dos pesos penas.

Barão inclusive foi lembrado que dois lutadores que são amigos e fazem parte da Academia Nova União se enfrentaram recentemente – Dudu Dantas defendeu seu cinturão dos pesos galos contra Marcos Loro, no Bellator. O campeão do UFC, porém, relativizou esse argumento.

“Eles se enfrentaram, mas eles treinam em países diferentes. Um no Brasil e outro nos Estados Unidos. Mas uma luta entre eu e o Aldo não tem possibilidade nenhuma de acontecer porque estamos sempre treinando juntos”, esclareceu.

O próximo desafio de Barão no UFC, provavelmente, será enfrentar Dominick Cruz e tentar conquistar o cinturão linear da categoria – o americano está lesionado há quase dois anos e por isso foi criado um título interino na organização. A luta, porém, ainda não tem data confirmada.

Fonte Terra

Contra o Z4, América tenta embalar contra o Atlético-GO no Nazarenão


Após vitória contra o Paraná-PR na última rodada, partida que marcou o fim do jejum de cinco jogos sem vencer pelo América, os rubros voltam a campo neste sábado (12) para enfrentar o Atlético-GO, em duelo válido pela 29ª rodada da Série B. O confronto tem início às 16h20, Nazarenão, em Goiainha, e pode marcar a saída do Alvirrubro da zona do rebaixamento.

No primeiro encontro entre as duas equipes, o América conseguiu uma boa vitória fora de casa por 1 a 0, pela 10ª rodada da competição. Agora, jogando no Nazarenão, o equipe potiguar precisa a qualquer custo de uma nova vitória para respirar fora da zona de rebaixamento e continuar firme na luta contra a degola.

O treinador Leandro Sena ainda não confirmou os jogadores que estarão em campo, mas a tendência é que repita o mesmo time que enfrentou o Paraná. No banco de reservas, entretanto, o técnico poderá ter o retorno do meia Cascata que está recuperado de lesão e volta a ser relacionado.

Para a partida, o comandante Alvirrubro pede aos jogadores que mantenham a dedicação e companheirismo da última rodada. “Não podemos perder o ímpeto de agressividade dentro de casa. Temos que fazer valer o mando de campo e foi isso que a gente fez. Procuramos colocar o time pra cima, com confiança”, ressaltou Leandro Sena depois da vitória. No sábado ele fará sua segunda partida como técnico americano.

Após um ano suspenso por doping, o atacante Max reestreou com a camisa do América e já deixou sua marca no último jogo. Agora o jogador busca de manter a titularidade e continuar ajudando a equipe marcando gols. “Eu tinha esse compromisso de voltar por cima, pela situação que a equipe vivia. Graças a Deus hoje não só eu como o [Rodrigo] Pimpão também voltou a marcar e a equipe fez um placar muito bom”, contou o atacante.

O clube rubro é o 17ª colocado com 30 pontos, mesma pontuação do adversário desta rodada, que leva vantagem nos critérios de desempate. Uma vitória basta para a equipe sair da zona da degola e será mais um passo fundamental na recuperação Alvirrubra, pois os próximos dois jogos serão fora de casa.

Sequência de vitórias

O Atlético-GO volta a campo contra os rubros para busca a segunda vitória consecutiva pela primeira vez nesta Série B, principalmente, para se afastar da zona do rebaixamento. A equipe aplicou uma goleada sobre o ASA por 5 a 1 na rodada passada e quer vencer para se manter fora do grupo do descenso.

O único desfalque do técnico PC Gusmão é o meia Ernandes, que foi vetado pelo departamento médico. A novidade para o confronto contra o América é o zagueiro Anderson Conceição, que volta de lesão. O volante Dodó cumpriu suspensão no último jogo e está a disposição, mas deve ficar no banco. O titular deverá ser Pedro Bambu, que garante uma maior proteção no setor defensivo, segundo o treinador da equipe.

O provável titular estreou na última partida e comentou: “Graças a Deus eu consegui fazer uma boa partida e contribuir com o Atlético. A gente precisava bastante dessa vitória porque estamos passando por um momento ruim. Espero que eu possa evoluir com os companheiros e tirar o time dessa situação, porque esse é o nosso objetivo”.

Por Heilysmar Lima, Especial para o Portal no Ar

Neymar e Oscar marcam e Brasil vence Coreia do Sul em amistoso


A seleção brasileira venceu neste sábado (12) a Coreia do Sul por 2 a 0, em amistoso disputado em Seul. Neymar e Oscar foram os autores dos gols da partida.

A equipe do técnico Luiz Felipe Scolari volta a campo na próxima terça-feira, contra a seleção de Zâmbia, no estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China. O jogo terá início às 8h45 (horário de Brasília).

Com grande atuação e bastante caçado em campo -sofreu 12 faltas-, Neymar foi escolhido o melhor jogador da partida pelos organizadores e recebeu um prêmio de US$ 5 mil (R$ 13 mil).

Diferentemente de partidas anteriores, o atacante não reclamou das jogadas violentas. “Virou parte da rotina [sofrer faltas]. É um amigo que levo comigo. Tranquilo. Só não gosto que seja desleal, mas faz parte da partida”, declarou o jogador.

O primeiro chute a gol da seleção saiu apenas aos 23min de jogo. Oscar recebeu na intermediária, avançou e chutou por cima do travessão. No final da primeira etapa brilhou a estrela de Neymar. O jogador do Barcelona sofreu falta próximo à intermediária. Ele mesmo cobrou, e a bola entra no canto direito de Sung-Ryong, que chegou atrasado.

No intervalo, Scolari sacou Hulk para a entrada de Ramires. Com a alteração, Paulinho ficou mais livre no meio-campo. E logo aos 4min, ele deu ótimo passe para Oscar. O jogador invadiu a área, driblou o goleiro e marcou o segundo gol.

Com a vantagem, o Brasil passou a administrar o placar, sem criar grandes oportunidades. Scolari ainda aproveitou para colocar Maxwell, Lucas Leiva, Hernanes e Bernard, que tiveram atuações apenas razoáveis.

Por Folhapress

Potiguar, atacante Wallyson leva o nome de Natal nas chuteiras novas


O atacante Wallyson, do Bahia, apresentou nesta sexta-feira um novo par de chuteiras personalizado. Nos dois pés ele mandou bordar "Natal RN", uma forma de homenagear a cidade onde surgiu para o futebol. A foto foi publicada em uma rede social, acompanhada de uma frase que deixa claro o amor do jogador pela capital potiguar.

"Esse mês vou fazer uma pequena homenagem à minha cidade que tanto amo!" - postou Wallyson.

Wallyson foi revelado pelo ABC, em 2007. O atacante ficou marcado no clube ao fazer quatro gols na final do Campeonato Potiguar daquele ano, na goleada do alvinegro sobre o seu maior rival, América-RN, por 5 a 2. O jogador ainda terminou como artilheiro da competição, com 10 gols. Depois ele passou por Atlético-PR, Cruzeiro e São Paulo, até chegar ao Bahia em julho passado, para a disputa do Brasileirão 2013.

Por Tiago Menezes via Globo Esporte

Palmeira-RN confirma técnico para 2014 e faz amistosos em São Paulo


O Palmeira de Goianinha já tem treinador definido para o Campeonato Potiguar de 2014. A diretoria oficializou o acerto com Carlos Gutemberg. Experiente, Berguinho, como também é conhecido, tem passagens por clubes como Potiguar de Mossoró, Alecrim, Currais Novos e Centenário de Pau dos Ferros. A intenção do Palmeira é montar um elenco forte para brigar pelo título estadual.

- O treinador já vinha conversando conosco há algum tempo, deu tudo certo e ele já está comandando a equipe em alguns treinos. O Palmeira não quer entrar no Campeonato Potiguar para ser coadjuvante. Vamos na busca do título, e das vagas na Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste - disse William Souto, diretor de futebol do clube.

Pré-temporada antecipada
O elenco do Palmeira que participou da Taça Nordeste deve viajar a São Paulo para uma pré-temporada. Em solo paulista, a equipe faz cinco amistosos contra equipes locais, incluindo o time B do São Paulo.

- Ficaremos em São Paulo entre os dias 15 e 30 de outubros. Esses amistosos servirão para analisar os jogadores que já estão aqui, e quais as posições teremos que contratar reforços - contou William.

William declarou que a diretoria está observando alguns jogadores que podem surgir no alviverde. Segundo ele, mais cinco jogadores devem chegar do Marília, de São Paulo, para realizar testes na equipe potiguar.

Fonte Globo Esporte Natal Foto Gabriel Peres