domingo, 2 de março de 2014

Saiba como aproveitar os dias de folia para fazer treinos regenerativos


Regeneração compreende todas as atividades planejadas e estratégias para ajudar o seucorpo a superar física e psicologicamente oestresse do treinamento. É essencial para arecuperação que a mesma seja rápida e eficiente para que o corpo esteja pronto para começar o próximo exercício.

A falha na recuperação é um fator limitante para o desempenho. Considere entre elas as exigências da vida cotidiana e a folia carnavalesca, além de treinamento intenso. O estresse acumulado ao seu tecido muscular e ao sistema nervoso exige um plano de recuperação integrado no plano diário e anual. Isto deve incluir estratégias do ciclo do sono, pré e pós-treino, nutrição, etc. Caso contrário, o risco de overtraining ou esgotamento aumenta.

Os Dois tipos de Recuperação:
Há uma grande diferença entre fazer nada e o descanso ativo. Uma combinação de ambos, ativa e passiva, irá maximizar os resultados do treinamento, reduzindo o potencial de lesão.

1- Recuperação ativa
No "descanso ativo", faz-se uma pausa no treinamento sério, mas ainda há atividades que beneficiam o corpo, como jogar golfe, tênis ou basquete, trote leve, caminhada, ou até mesmo algum trabalho leve de flexibilidade. Não é um treino, mas também existe o benefício da prática daatividade física. Não só isso, há também a diversão.

2- Recuperação passiva
A recuperação passiva inclui alternativas como massagens e banhos relaxantes – frios ou quentes - de imersão. Ambos os elementos de recuperação não são apenas importantes , mas necessários. Se o corpo não tiver tempo para se recuperar, ele nunca vai melhorar.

Programas de treinamento:
A parte de regeneração com programas detreinamento tipo core performance é uma série de exercícios, mas a regeneração é também uma filosofia de vida, um reconhecimento daquilo que é necessário para planejar as maneiras de se recuperar mental e fisicamente em todas as áreas da vida. Ter dias de regeneração significa diminuir o estresse, muitas vezes duas ou três vezes por semana, para ajudar a recuperar os rigores dos outros dias de treino.

Aqui está o por quê: Se sentar para regenerar todos os dias faz com que os sistemas do corpo fiquem estagnados, como uma piscina parada e sem uso. Mas fazendo exercícios leves nos dias de regeneração, a circulação aumenta. À medida que o sangue bombeia, impulsiona nutrientes para os músculos, acelerando o processo de recuperação e retirando toxinas.

É possível fazer tudo isso sem atividades de alto impacto, apenas movendo-se o suficiente para aumentar a circulação e, propositadamente, ativar o sistema nervoso e alongar os músculos. Não há necessidade de sublinhar músculos e articulações, tudo que eles precisam é de movimento!

Por Ana Paula Simões São Paulo via Eu Atleta Foto Getty Imagens

Goleiro do América-RN alega ter sido alvo de racismo: 'Chamou de macaco'


O goleiro do América-RN, Dida, alegou ter sido vítima de um ato racista na tarde deste domingo. O crime teria sido cometido por um torcedor do Alecrim, durante o clássico entre as duas equipes, realizado no Estádio Ninho do Periquito.

"Apos eu ter feito uma defesa, um torcedor do Alecrim me chamou de macaco. Lamento muito, até porque já joguei pelo Alecrim e é um dos times que torço. Só quero dizer a ese rapaz, que não consegui identificar quem foi, que eu tenho muito sentimento pela minha cor", desabafou Dida à equipe da Inter TV Cabugi após a partida.

Ainda durante o jogo, Dida denunciou o crime ao árbitro Suélson Diógenes. A expectativa agora é saber se o fato será relatado na súmula do árbitro, o que poderá gerar uma punição ao Alecrim.

Lamento
Os treinadores dos dois times lamentaram o ato racista. Comandante do time mandante, Wassil Mendes reclamou: "Isso não existe. É um negócio que não pode acontecer mais nos dias de hoje".

Para Leandro Sena, treinador americano, o racismo é repugnante. "Muito lamentável o que aconteceu hoje aqui. Em pleno 2014 ainda ter esse tipo de atitude por parte de algumas pessoas é repugnante".

Defesa
Procurado pela Inter TV Cabugi, o vice-presidente do Alecrim disse não acreditar que o ato racista tenha ocorrido. "Eu acredito que isso não tenha acontecido, até porque a torcida do Alecrim tem o maior respeito e o maior carinho pelo Dida".

Fonte Globo Esporte Natal Foto Fabiano de Oliveira

Alecrim empata com o América e assume liderança provisória da Copa RN


O Alecrim empatou com o América por 1 a 1 neste domingo (2), no estádio Ninho do Periquito e tomou do então líder Globo, que ainda joga na rodada, a primeira posição no primeiro turno do Campeonato Estadual, com 11 pontos contra 10 do clube de Ceará Mirim.

Já o América viu suas chances de chegar a final do primeiro turno ficarem mais distantes. O alvirrubro precisa vencer sua próxima partida contra o Corintians de Caicó. O alviverde viaja para Mossoró para jogar contra o Baraúnas no domingo (9), e tentar se manter na liderança do primeiro turno.

Por Geraldo Miranda Foto Canindé Pereira via Portal no Ar Esportas

Massas Floraci é campeão da 32ª Copa carnavalesca de futsal masculino


A tradição da Copa Carnavalesca de Jucurutu se escreve por 32 anos. E os duelos no futsal masculino na edição 2014, com a participação de 38 times trataram de concretiza-la como a maior e mais disputada dos últimos anos, numa realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes. E a noite desta sexta-feira (28), data que marcou o fim da Copa, depois de 10 dias de disputa, reservou uma final especial entre Massas Floraci, que participou pela primeira vez do torneio e Turma do Boi, equipe que já faz parte da história da Copa como campeã.

Favoritismo era uma palavra que não existia antes de a bola rolar na quadra do Ginásio Ailson Lopes, o status de favorito só seria conhecido após o final da partida. A Turma do Boi saiu na frente com Jefinho, enquanto “Pequeno”, da Massas Floraci tratou de deixar tudo igual: 1 a 1. Com o gol de empate, Massas Floraci pressionou e marcou o segundo com Joninhas, virando o placar para 2 a 1. Mas na sequência Léo balançou a rede pela última vez no jogo, empatando para a Turma do Boi. Fim de jogo no tempo normal, e o placar de 2 a 2 insistiu em esconder quem levaria o título e a premiação no valor de R$ 2.000,00.

O time favorito só apareceu após a decisão por pênaltis. Massas Floraci, do técnico senhor Cícero venceu nas cobranças e levantou o troféu de campeão em sua primeira participação na Copa, com o experiente capitão Marones e ainda contou com o título de melhor jogador do campeonato para o goleador Fabinho. Já a Turma do Boi, do professor Henrique ficou com o vice-campeonato e levou R$ 700,00 de premiação.

Fonte Pablo Cassiano

Exposição homenageia mulheres que fizeram história no esporte potiguar


O clima esportivo que envolve o ano de Copa do Mundo inspirou uma comemoração especial para o Dia Internacional da Mulher, em Natal. A exposição "Guerreiras do Esporte Potiguar" vai homenagear 12 esportistas contando a história de grandes atletas que orgulham o Rio Grande do Norte com seus feitos no esporte. O evento acontecerá entre os dias 5 e 15 de março, no Norte Shopping, com entrada gratuita.

Entre as "guerreiras" estão a ex-atleta de vôlei, Virna, a nadadora Edênia Garcia, a lutadora de MMA, Bethe "Pitbull" Correia, e a estrela do vôlei de praia, Juliana, que esteve em Natal no incício do mês de fevereiro para disputar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A exposição terá ainda nomes como Magnólia Figueiredo, Priscilla Medeiros, Ana Dalva Barreto, Marineide Silvestre, Ana Cláudia Silva, Cacau, Claudinha Gadelha e Joana Neves.

Serão 12 mulheres homenageadas representando diversas modalidades esportivas. Ao visitar a exposição, o público poderá conhecer um pouco mais sobre as atletas que levaram o nome do estado para o mundo.

Fonte Globo Esporte Natal Foto Paulo Frank

Presidente do América nega sondagem da direção por aluguel do Frasqueirão


A novela do aluguel do estádio Frasqueirão, casa do ABC, ao rival América promete entrar em um novo capítulo. Depois de o diretor executivo do Alvinegro, Rogério Marinho, confirmar a sondagem pelo Alvirrubro, o presidente rival contrapôs a informação do dirigente. Gustavo Carvalho negou prontamente que o assunto tenha sido abordado por ele ou qualquer emissário da direção do clube.

“O que houve a respeito dessa notícia é só especulativa, quando é dono de uma casa, quem tem que dizer que quer alugar é você, não posso como pretenso inquilino, pedir para sair dela ou alugar”, disse Carvalho que chegou a levantar a possibilidade de algum conselheiro ter buscado informações sobre o tema, mas sem o aval da direção. “Assunto não foi levantado pelo América em momento algum. Pode ser que algum conselheiro sim, mas da direção não partiu”, afirmou.

Em viagem no início desta semana, Carvalho e Marinho formaram uma comissão que teve ainda o presidente da FNF, José Vanildo e o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. Na oportunidade, a comissão pleiteou um apoio financeiro maior da CBF para a disputa da Série B do Brasileiro e, em Brasília, o patrocínio da Caixa Econômica aos dois clubes.

Na oportunidade,o assunto teria discutido durante a viagem, fato negado pelo dirigente americano. Sobre o aluguel, ele garante que qualquer eventual decisão teria que passar por conselheiros, demais membros da direção apesar das dificuldades do alto custo de operação da Arena, uma das razões pelas quais a cessão do Frasqueirão teria voltado à pauta de discussões.

“Essa decisão, do América jogar lá não é minha. O América, ao longo do tempo, demonstrou interesse e eu gostaria que não tivesse sido adotada medida de dois anos atrás (negativa da diretoria abecedista). Mas não é decisão só minha, ou da diretoria executiva, vamos ouvir conselho, da forma como ficamos há dois anos, tem hoje dentro do América uma corrente forte que não deseja jogar lá. Nós temos que ponderar pelo racional, sabemos das dificuldades, mas decisão dessas não é monocrática”, concluiu.

Por Bruno Araújo (Editor) via Portal no Ar Foto Alberto Leandro

Vitor Belfort se defende e diz que não desistiu de combate contra Weidman: Nunca desisti de lutar!


A grande mudança ocorrida nesta semana com o anúncio oficial da Comissão Atlética de Nevada, nos Estados Unidos em banir o TRT (Teste de Reposição de Testosterona) provocou uma mudança no combate principal do UFC 173.

Vitor Belfort que enfrentaria o campeão dos médios do UFC, o americano Chris Weidman acabou sendo substituído por seu compatriota Lyoto Machida. Acusado por muitos fãs de desistir do combate, o lutador divulgou um comunicado a imprensa comentando a atual situação e a mudança do UFC.

Dizendo que não desistiu do combate com Weidman, Vitor apenas anunciou que não vai mais realizar a terapia e tentar se adequar as regras da organização.

“Nunca desisti de lutar no UFC 173 e nunca falei isso. O que anunciei foi que decidi desistir do TRT, e não do combate, para continuar meu sonho de lutar.

O UFC optou por colocar outro oponente em meu lugar pelo fato de eu não ter tempo hábil para me adequar às novas regras da NSAC. Segundo o UFC, enfrentarei o vencedor de ‘Weidman vs Lyoto’ dentro dos novos regulamentos de todas as comissões atléticas.

Lamento que isso tenha acontecido e agradeço a força e a compreensão de todos os fãs, patrocinadores, do UFC e das próprias comissões atléticas.” disse Vitor. Sem combate marcado não se sabe quando o lutador vai voltar a lutar.

Especialistas dizem que um lutador quando deixa de usar a terapia, necessita de um longo tempo de adaptação que pode levar alguns meses.

Comissão Atlética Brasileira apoia Nevada e vai banir o tratamento no Brasil

A Comissão Atlética Brasileira resolveu também seguir a indicação de Nevada e também vai banir o tratamento no Brasil.

Porém a mudança não será imediata. Segundo o médico Márcio Tannure, o representante da Comissão e Diretor Médico da Comissão, a terapia já estava sendo discutida antes da proibição nos Estados Unidos.

“Nós já vínhamos discutindo isso aqui na Comissão Atlética Brasileira há algum tempo, não é de hoje, e como nós usamos a comissão atlética de Nevada como nosso espelho, nós decidimos tomar também a mesma decisão aqui no Brasil e não mais liberar o uso de TRT para nenhum atleta.” disse Tannure em entrevista ao programa Sportv News.

A última licença deve ser feita para o lutador Dan Henderson que vai enfrentar o brasileiro Maurício Shogun no combate principal do UFC Natal que acontece no dia 23 deste mês.

A decisão ainda será tomada uma ou duas semanas antes do evento.

Fonte Planeta Octógono Foto Alexandre Loureiro

Alecrim e América se enfrentam em pleno domingo de Carnaval


Hoje é domingo 2, de Carnaval, mas o futebol não vai parar no Rio Grande do Norte, com mais um jogo pela sexta rodada do Campeonato Estadual. A partir das 17h, no estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, o Alecrim vai receber o América.


Na classificação, o alviverde está na dianteira na corrida pelo título de campeão da Copa RN (1º turno) com 4 pontos de vantagem sobre o alvirrubro. O Alecrim soma 10 pontos contra 6 do América que pode encostar e entrar de vez na briga em caso de vitória.

Se por um lado o Alecrim tem melhor campanha no Estadual, o América vem de dois excelentes resultados. Primeiro, pelo Estadual, venceu seu compromisso mais importante, que foi o clássico contra o ABC e, para fechar bem a semana, goleou o CRB de Alagoas, em partida da Copa do Nordeste, se classificando para a semifinal.

Fonte O Mossoroense