sexta-feira, 5 de junho de 2015

É hoje! PK Juntos e Ouro Branco disputam o título da 3ª Copa Seridó de Futsal 2015


O Ginásio de Esportes Lavoisier Maia na cidade de Jardim do Seridó-RN vai ferver nesta sexta feira dia 5, com a decisão da 3ª Copa Seridó de Futsal versão 2015. Na final teremos o encontro das duas melhores equipes da competição PK Juntos que tentará o Bi-campeonato e do outro lado a Seleção de Ouro Branco. O jogo está marcado para às 19h30, e deverá contar com um grande público.

A expectativa é grande em virtude do nível das equipes, que foi amadurecendo aos poucos, e chega ao seu ápice na noite desta sexta feira. As duas agremiações tem ótima qualidade técnica, bom toque de bola e ataques perigosos. Agora frente a frente, terão de mostrar o quanto estudaram as fraquezas um do outro. O detalhe vale a taça.


O frio na barriga para Jardinenses e Ouro branquenses está só começando. Será um confronto entre dois times invictas na competição e com campanhas estatisticamente parecidas. Onde as forças terão de buscar no lado oposto a falha possível para largar em vantagem. 

Ao PK Juntos, que contará com a força de seus torcedores, essa é a chance do Bi-campeonato, tendo em vista acumular o título do ano passado, 2014. Já a Seleção de Ouro Branco luta pelo título inédito, e que promete trazer seu torcedor em peso para incentiva-los em busca desta conquista, depois de ter participado na edição passada e ficar pelo meio do caminho.

A 3ª Copa Seridó de Futsal teve e está tendo o reconhecimento não só dos dirigentes e jogadores mais também dos torcedores pela valorização dos atletas de nossa região. A cobertura total e exclusiva ficou por conta do Blog Lancesportivo1, contando com apoio da Academia Physicus, Alex Cel, A e J Pneus, FG Cel e Açougue Big Family.

Para a final a arbitragem ficará por conta de Edivaldo de Vasconcelos e Duarque da Silva. Inclusive abrindo um parentese, os árbitros que atuaram nesta Copa fizeram no compto geral um bom trabalho.

As fotos das semi finais você encontra no link Cobertura no topo da página do Blog.

Final
Local Ginásio de Esportes Lavoisier Maia
Cidade Jardim do Seridó
Árbitros Edivaldo de Vasconcelos e Duarque da Silva
Horário 19h30 
Jogo
PK Juntos vs Ouro Branco

Texto e Fotos por Jarbas Fonsêca 

Rio Grande do Norte recebe edição 2015 do Campeonato Brasileiro cadete

Brasileiro cadete luta olímpica (Foto: Renato Sette/CBLA)

Localizada a 98km de Natal, a cidade de Baía Formosa-RN será a sede do Campeonato Brasileiro cadete de luta olímpica, neste sábado. Participam do evento lutadores com idade de 15 a 17 anos, distribuídos em trinta categorias de peso divididas nos três estilos da luta olímpica: estilo greco-romano, estilo livre masculino e luta feminina. 

Os campeões largam na frente para defender o Brasil no Pan-americano cadete 2015, no México, mas não garantem a vaga. A equipe será escolhida pelos treinadores brasileiros. Este será o primeiro evento de porte realizado no Rio Grande do Norte. 

- É uma alegria muito grande poder receber o campeonato nacional, ainda mais em Baía Formosa, uma cidade praiana e com visual deslumbrante. Este ano, o Rio Grande do Norte foi campeão nacional júnior e vejo a realização desse torneio como reconhecimento do trabalho de todos os atletas e pessoas envolvidas com o esporte no estado - explicou Carlos Alexandre Sobrinho, presidente da Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do RN (Fellos-RN).

Além do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Paraíba já confirmaram equipes completas nas 30 categorias. Para o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) - entidade que já iniciou o processo de mudança de nomenclatura para Confederação Brasileira de Wrestling - Pedro Gama Filho, levar uma competição nacional para o nordeste mostra a importância da região para o país.

- Para a luta olímpica continuar em crescimento precisamos levar nossos principais torneios para fora dos grandes centros. O Rio Grande do Norte e o nordeste evoluíram bastante e nossa meta é seguir expandindo a modalidade para todas as regiões do país. A categoria cadete apresenta um número cada vez maior de participantes e alto nível técnico e desta vez não será diferente - destacou Pedro Gama Filho.

Local: 
 Ginásio José Galdino Alves, - Rua José Severino Marques, Baía Formosa -RN
Horário: 9h às 21h
Entrada: franca
Cronograma de lutas: estilo greco-romano, estilo livre feminino e estilo livre 

Por GloboEsporte.com Baía Formosa, Rio Grande do Norte Foto: Renato Sette

Apelidado de "escorpião", potiguar utiliza pernas para jogar bocha

RN - Josivan Peixoto Escorpião Bocha Paralímpica (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A limitação física não o impede de sonhar alto. Após nascer com paralisia infantil, que causa uma distrofia muscular e limita os movimentos dos braços e pernas, Josivan Peixoto só consegue ficar deitado de barriga para baixo. Nascido em Ceará-Mirim, município da Grande Natal, é filho de dona Angélica Peixoto e tem mais cinco irmãos. Há três anos, descobriu que pode render muito mais e começou a praticar a bocha paralímpica, modalidade que tem como objetivo lançar bolas ou bochas o mais próximo possível do alvo. O curioso é que o potiguar utiliza as pernas para realizar o arremesso, em um movimento semelhante ao do escorpião.

- Josivan é conhecido como "escorpião", pela forma com que ele arremessa a bocha - disse Matheus Dantas, presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (Aparn).

RN - Josivan Peixoto Escorpião Bocha Paralímpica (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Querido por todos, Josivan já coleciona várias medalhas e troféus de campeonatos. A forma como realiza o arremesso impressiona. A bocha fica entre os pés. Ele se posiciona e foca o alvo, que fica a sua frente. O lançamento com as pernas é preciso e acerta a outra bola, marcando a pontuação. Contudo, as conquistas de Josivan não são reconhecidas pelo principal entidade da modalidade, o Comitê Paralímpico Internacional. Pela atual regra, o atleta precisa estar com as nádegas sobre uma cadeira, o que não acontece com o potiguar.

A boa notícia é que, a pedido do Comitê Paralímpico Brasileiro, o regulamento das competições será alterado a partir do próximo ano, e Josivan terá chance de disputar os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

- Em 2016 vai dar tudo certo, que eu vou torcer com muita força. Quando quiser vir, pode vir, que as portas estão abertas para me ver jogar - contou Josivan.

O presidente da Aparn estima que Josivan Peixoto consiga chegar entre os três melhores colocados no Campeonato Brasileiro deste ano, que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, em Águas de Lindóia, em São Paulo. Se a meta for alcançada, Josivan poderá ingressar na Seleção Brasileira e disputar as Paralimpíadas em 2016.

- A perspectiva é que agora, no Brasileiro de 2015, a gente coloque Josivan entre os três primeiros do Brasil e consiga a vaga dele para a Seleção Brasileira e que ele possa representar o Brasil e o Rio Grande do Norte - finalizou.

Fonte GE Natal Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

América-RN tem apoio da torcida em treino para duelo contra o Salgueiro

América-RN - torcida comparece ao treino do América-RN na UFRN (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

O América-RN realizou na tarde desta quinta-feira 4, uma atividade no campo da UFRN. Com um gramado em melhores condições que o do CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, o local já foi utilizado pelo time alvirrubro em outras oportunidades. Desta vez, a preparação é para o jogo contra o Salgueiro, marcado para domingo, pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Fora de campo, a surpresa foi a presença de um bom número de torcedores, que aproveitaram o feriado para acompanhar a atividade e manifestar apoio ao time. 

Sem poder contar com Flávio Boaventura, que faz um trabalho de transição física após uma distensão nos ligamentos do joelho direito, e Cascata, que cumprirá suspensão automática, o técnico Roberto Fernandes, que conseguiu um efeito suspensivo junto ao STJD, comandou um trabalho com bola com campo reduzido. Recuperado de lesão na coxa esquerda, o lateral-direito Diogo treinou, mas não deve começar jogando. 

Inicialmente, o treinador americano dividiu o elenco em três times e não deu pistas sobre a formação titular. Depois, escalou o que deve ser a equipe contra o Salgueiro, com a volta de Maguinho na lateral e a entrada de Clébson no lugar de Cascata. O Mecão deve jogar com Busatto, Judson, Cleber, Edson Rocha e Maguinho; Zé Antônio, Álvaro e Clébson; Adriano Pardal, Max e Thiago Potiguar. A confirmação pode vir no treino de sexta-feira, que será realizado na Arena das Dunas, palco do confronto de domingo.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz

Com dúvida, Gilmar Dal Pozzo se apega a "aspectos positivos" do ABC

Treino do ABC (Foto: Divulgação/ABC)

O ABC vive situação estranha na Série B do Campeonato Brasileiro. Em cinco rodadas, o time só foi batido uma vez, na estreia para o Oeste, mas o clima de cobrança existe pela falta de vitórias em casa. Em três jogos, foram dois empates e uma derrota. Por outro lado, o Mais Querido venceu as duas partidas que realizou longe de Natal. Para o duelo com o CRB, no sábado, em Maceió, o técnico Gilmar Dal Pozzo confirmou o retorno do zagueiro Suéliton e do meia Ronaldo Mendes, que cumpriram suspensão na última rodada, mas confessou ter dúvidas na formação titular. Erivélton, que foi bem no primeiro tempo contra o Bragantino, pode ganhar a vaga de Wellington Bruno no meio-campo.

- A princípio, voltam os dois (Suéliton e Ronaldo Mendes). Eu tenho dúvida em relação a outras posições, que talvez eu faça alguma modificação. Tem essa probabilidade, mas essa decisão só vou tomar no treino de amanhã (sexta-feira) pela manhã - declarou após a última atividade em Natal, nesta quinta-feira. 

Dal Pozzo ainda frisou que o Alvinegro está invicto há quatro rodadas e aparece entre os cinco times menos vazados da Série B - atrás de Náutico, Botafogo e Bahia, e empatado com o América-MG.

- O importante é que a gente está tendo uma sequência muito boa, embora os resultados em casa não sejam satisfatórios. Mas a nossa equipe está há quatro partidas invicta, temos o goleador do campeonato (Kayke), a nossa equipe é uma das menos vazadas da competição (sofreu três gols). Então, é se apegar a estes aspectos positivos e à continuidade do padrão da equipe - completou.

Mesmo com 100% de aproveitamento fora de casa - venceu Criciúma e Santa Cruz -, o comandante do ABC alerta para a força do CRB no Estádio Rei Pelé.

- O nosso retrospecto fora de casa é muito bom. São duas partidas, duas vitórias e jogando um bom futebol. Há essa confiança, mas também temos que ter a leitura do adversário, que é muito forte em casa. Ganhou do Oeste no último jogo por 3 a 0, jogando muito bem. É uma equipe bem montada, com qualidade individual e coletiva também. Eu tenho passado para os atletas da importância do jogo e das dificuldades que vamos encontrar. Em contrapartida, queremos fazer um jogo seguro, organizado, com espírito de vencedor. Antes de vencer, a gente tem que produzir um grande futebol. Se fizermos isso, o resultado é uma consequência - concluiu.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/ABC

Mãe Luiza festeja título da edição 2015 da Copa Natal de Futebol Sub-17

Mãe Luiz - Copa Natal de Futebol Sub-17 (Foto: Marco Polo)

O Estádio José Pascoal de Lima, na Cidade da Esperança, foi palco da decisão da edição 2015 da Copa Natal de Futebol Sub-17, na noite de quarta-feira. Em jogo acirrado, Mãe Luiza levou a melhor sobre o Santa Cruz, representante do bairro de Dix-Sept Rosado, nos pênaltis (7 a 6), após empate por 1 a 1 no tempo normal.

- Foi uma competição muito difícil, disputada, mas agora somos campeões - festejou Matheus Hermínio, camisa 10 de Mãe Luiza, que também joga nas categorias de base do América-RN.

Na preliminar, Nova Natal venceu Guarapes por 3 a 2 e garantiu o terceiro lugar da competição.

- A competição foi excelente, disputada, organizada. E é muito importante para mim, que quero ser jogador profissional - destacou Felipe Sena, 16 anos, atacante do Nova Natal.

O secretário de Esporte e Lazer de Natal, Luiz Eduardo Machado, reforçou a importância do torneio que contou com a participação de 30 equipes.

- Incentivar o esporte amador é muito importante e uma prioridade na nossa gestão. Esporte é disciplina, saúde, educação. Ele motiva para que os jovens não entrem ou deixem a marginalidade - falou. 

Fonte GE RN Foto: Marco Polo