quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hipertensão: entenda a doença e previna-se

Em dia de combate à hipertensão, entenda o que essa doença silenciosa pode causar. Foto: Shutterstock.

Silenciosa e imprevisível — podendo atingir até adolescentes —, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, atinge cerca de 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos enfartes, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Nesta terça-feira, 26 de março, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o cardiologista e presidente da associação, Mario Fritsch Neves, alerta para a necessidade de entender melhor a doença e se prevenir:

—É uma doença comum e leva a duas das principais causas de morte no país, o derrame e o enfarte. A prevenção pode aumentar não só a expectativa de vida como também a qualidade, já que, mesmo quando essas doenças não matam, podem deixar sequelas, como paralisias e insuficiência cardíaca.

Segundo o médico, é importante tentar um diagnóstico precoce, feito a partir da medição da pressão arterial:
— O paciente deve pedir isso ao médico. Exames de glicose e colesterol também podem ajudar no diagnóstico.

Embora 95% das causas de hipertensão não sejam definidas, há fatores que contribuem para o agravamento — como obesidade, falta de atividade física, dieta com exagero no sal e fatores genéticos.

— Além do tratamento com medicamentos, a mudança de estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são atividade física regular, dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool — diz o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, Ricardo Mourilhe.

O que é a hipertensão arterial?
É quando aumenta a pressão da circulação do sangue dentro das artérias, causando o estreitamento dos vasos. Isso faz com que o coração tenha que bombear sangue com mais força, tanto para impulsioná-lo como para recebê-lo.

Quem tem pressão alta?
O limite da pressão normal é de 140/90
A pressão ideal é abaixo de 120/80

Prevenção
Faça atividade física por no mínimo 150 minutos por semana.
Mantenha uma dieta balanceada, com menos quantidade de sal.
Faça atividades que diminuam o estresse
Pare de fumar
Quem não é hipertenso deve checar a pressão pelo menos uma vez por ano, inclusive os adolescentes.
Já quem tiver se aproximando da pressão 13/8 deve fazer isso a cada seis meses
Evite o consumo de álcool.

Sintomas
A hipertensão pode ser assintomática, mas algumas pessoas sentem dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, dores no peito, visão embaçada e sangramento nasal.

Matéria publicada no site do Extra.