segunda-feira, 2 de maio de 2016

Santa Cruz empate com Campinense e conquista a Copa do Nordeste

 Foto: Antônio Melcop/Santa Cruz

No sufoco. Assim, o Santa Cruz venceu pela primeira vez a Copa do Nordeste em sua história, com um gol salvador de Arthur, que decretou o empate com o Campinense por 1 a 1, no Estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba, neste domingo.

Além do título inédito, a equipe tricolor garantiu vaga na disputa da Copa Sul-Americana.

O time pernambucano entrou com a vantagem do empate, pois venceu o jogo de ida por 2 a 1. Mesmo atuando fora de casa, o clube visitante quase abriu o placar logo aos dois minutos de partida. Tiago Costa cobrou falta com categoria, mas a bola foi pela linha de fundo.

O técnico Milton Mendes precisou fazer uma alteração com apenas 16 minutos. Leandrinho sentiu uma contusão e João Paulo entrou em seu lugar.

O Santa Cruz perdeu a melhor oportunidade da primeira etapa, aos 26 minutos. Arthur fez grande jogada pela direita, passou por Tiago Sala e cruzou para Grafite. O camisa 23, em frente ao gol, chutou por cima.

Francisco Diá também alterou sua equipe, mas por motivos técnicos. Ele tirou o atacante Raul para a entrada do lateral Felipe Ramon e dar mais consistência para a defesa. Apesar do apoio da torcida que incentivou o time, os donos da casa não levavam grande perigo ao goleiro Thiago Cardoso.

Antes do fim da primeira etapa, Grafite puxou contra-ataque, trombou com Tiago Sala e caiu, mas o árbitro mandou seguir.

No segundo tempo, a partida se equilibrou. Aos sete minutos, Keno tocou para Grafite, em posição regular, mas o árbitro errou e marcou impedimento do centroavante. Precisando de um gol para ser campeão, o Campinense se lançou ao ataque.

A estratégia deu certo e, aos 25 minutos, Pitbull tabelou com Rodrigão que, mesmo marcado por três defensores, chutou no canto esquerdo de Tiago Cardoso. O centroavante é o maior artilheiro do Brasil, com 17 gols marcados neste ano.

Com a desvantagem no marcador, o Santa Cruz conseguiu a igualdade no placar, aos 33 minutos. Keno passou por Negretti e cruzou para Arthur, que errou o primeiro chute, mas pegou o rebote e soltou a bomba para estufar a rede. Com o título nas mãos, os pernambucanos se seguraram na defesa até o apito final.

O Santa Cruz enfrentará o Sport pela semifinal do Campeonato Pernambucano no Estádio Arruda, nesta quarta-feira, às 21h45.

O Campinense visitará o Cruzeiro pela Copa do Brasil na quinta-feira. A partida de ida terminou empatada por 0 a 0. No final de semana, os paraibanos enfrentarão o CSP pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Paraibano.

Fonte: ESPN Foto: Antônio Melcop/Santa Cruz