quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gigantes europeus descartam criação de Super Liga e rejeitam Copa com 40 seleções

Gigantes europeus descartam criação de Super Liga e rejeitam Copa com 40 seleções

Os principais clubes de futebol da Europa garantem que não têm planos para criação de uma Super Liga com a participação deles para substituir a Liga dos Campeões. “Não estamos projetando nada no momento”, disse o vice-presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês), Umberto Gandini, depois de uma reunião com a participação dos 143 membros, nesta terça-feira.

Os próprios clubes que compõem a ECA, porém, ajudaram a alimentar as recentes especulações sobre um “torneio separatista” ou de que a Liga dos Campeões passe a dar vagas para grandes times que não consigam a classificação por mérito.

A incerteza também surge no momento de discussão com a Uefa sobre a mudança das regras e do formato de disputa da Liga dos Campeões e da Liga Europa para o período entre 2018 e 2021. Gandini disse que haverá um processo de “seis a nove meses” para definições antes de a Uefa começa a negociar os direitos comerciais para esses novos períodos.

A situação, porém, se torna ainda mais indefinida pela situação das lideranças da Uefa, com o presidente Michel Platini suspenso e o secretário-geral Gianni Infatino em campanha para a eleição presidencial da Fifa, marcada para 26 de fevereiro.

“Nossos contatos não estão continuamente presentes como era antes”, disse Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, que expressou seu apoio a Platini contra a suspensão de oito anos do futebol imposta pela Fifa.

A Liga dos Campeões vem sendo um grande sucesso comercial, com a Uefa dividindo 1,257 bilhões de euros (aproximadamente R$ 5,522 bilhões) entre os clubes pelas próximas três temporadas. Apesar disso, gigantes como Milan, Inter de Milão e Manchester United, que foram campeões na década passada, ficaram fora de edições recentes do torneio.

Mas se os clubes europeus estão abertos a mudar a Liga dos Campeões, eles querem que a Copa do Mundo permaneça sendo um evento de 32 equipes. O ECA reafirmou, nesta terça, a sua oposição a um torneio de 40 equipes, como foi proposto por Infantino. “Isto não é algo muito atraente para nós”, disse Gandini, que também é diretor do Milan.

Apesar dessa diferença de posição em relação a Infantino, a ECA deu seu apoio ao dirigente na eleição presidencial da Fifa e pediu que os clubes tenham “papel ativo e construtivo” nas futuras decisões da entidade.

Por Estadão Conteúdo

Cazaquistão elimina a campeã Itália e vai à semifinal da Uefa Euro pela 1ª vez

Cazaquistão Itália Uefa Euro Futsal (Foto: Divulgação/Sportslife)

Pela primeira vez na história, o Cazaquistão está na semifinal da Uefa Futsal Euro. A seleção comandada pelo técnico brasileiro Cacau conseguiu a vaga ao derrotar a Itália por 5 a 2 nesta terça-feira, pelas quartas de final. Os italianos são os atuais campeões e tentavam o terceiro título da Euro - a Azurra levantara o caneco em 2003 e 2014. O adversário na semifinal será a Espanha, dona de seis títulos da Euro. Os espanhóis eliminaram os portugueses nesta segunda.

A outra semi terá a dona da casa Sérvia contra a Rússia. Mais cedo, os russos despacharam o Azerbaijão pelo placar de 6 a 2. Já os sérvios tiveram como adversários nas quartas a Ucrânia, que foi eliminada com uma derrota por 2 a 1 graças a um gol marcado no estouro do cronômetro. O SporTV2 transmite ao vivo as duas partidas da semifinal na sexta-feira, a partir das 15h30.

Os gols do Cazaquistão foram marcados por Leo (dois), Yesenamanov, Zhamankulov e Nurgozhin. Descontaram para a Itália: Fortino e Canal. Além de Cacau e Léo, a seleção cazaque conta com os brasileiros Douglas Júnior e Léo Higuita, titular no gol da equipe.

Por Globo Esporte Belgrado Foto: Divulgação/Sportslife

Globo toma liderança do América-RN com vitória no Barrettão


O Globo é o novo líder do Campeonato Potiguar. Na noite desta quarta-feira (10), a equipe não sentiu a ressaca do Carnaval e bateu o América – que até então ocupava o posto – pelo placar de 2 a 0. A vitória global embola a Copa Cidade do Natal, primeiro turno do Estadual, que conta com apenas mais uma rodada para acontecer.

Os gols no estádio Barrettão que levaram o Globo aos 14 pontos e também ao topo da tabela foram marcados por Romarinho e Eduardo, ambos no segundo tempo. Com a derrota, o time americano caiu para a segunda posição tendo conquistado 12 pontos nos seis jogos que disputou.

A última rodada da Copa Cidade do Natal está marcada somente para o dia 21 de fevereiro, em razão da Copa do Nordeste que iniciará no próximo sábado (13). Na bateria derradeira do primeiro turno do Estadual, o América receberá o Baraúnas, na Arena das Dunas. Já o Globo viajará até Goianinha para enfrentar o Palmeira. As partidas estão marcadas para as 19h30.

Por Ayrton Freire

Com time reserva, ABC arranca empate contra Assu no Frasqueirão


Jogando apenas para cumprir tabela, o ABC ficou no 1 a 1 com o Assu no Estádio Frasqueirão, na noite desta quarta-feira. A partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Potiguar, teve gols de Jair, para o Camaleão, e Alemão, para o Mais Querido. 

O resultado deixa o ABC em sexto na tabela que tem oito times. O Alvinegro tem apenas sete pontos ganhos em seis jogos. O Assu está na quinta posição, com oito pontos. 

Na próxima rodada, o ABC encara o Potiguar de Mossoró, no Estádio Nogueirão, em Mossoró. O Assu recebe o Alecrim, no Estádio Edgarzão, em Assu. Os jogos serão no dia 21 de fevereiro, às 19h30.

Fonte GE Natal Foto Wellington Rocha

Dupla "PotiBa" vence e segue viva na briga pela final do primeiro turno

Baraúnas x Palmeira-RN Estádio Nogueirão (Foto: Yhan Victor/Divulgação)

Os dois clubes de Mossoró se deram bem na sexta rodada na Copa Cidade do Natal, em rodada da quarta-feira de Cinzas, venceram seus adversários e seguem firme na disputa pela final do primeiro turno do estadual. O Potiguar de Mossoró foi a Goianinha para enfrentar o Alecrim e passou pelo time esmeraldino por 2 a 0. Os gols do Time Macho foram marcados por Carlos Alberto e Jozicley. Em Mossoró, o Baraúnas venceu o lanterna da competição, o Palmeira-RN, por 3 a 2. Os gols do Leão do Oeste foram de Fabinho Cambalhota, Romário e Victor. O Verdão diminuiu com o meia Moisés e com o atacante Santa Cruz.

Em Mossoró
No Estádio Nogueirão, Baraúnas e Palmeira-RN fizeram uma partida muito disputada e placar terminou em 3 a 2 para o Leão do Oeste. Os gols da equipe mossoroense foram marcados no primeiro tempo pelo Fabinho Cambalhota, aos 22 minutos; pelo atacante Romário, aos 39 minutos; e pelo zagueiro Victor, aos 44 minutos. Na etapa final, o Verdão de Goianinha voltou com outra postura e diminuiu com o meia Moisés, em um chute cruzado, aos 13 minutos, e pelo atacante Santa Cruz aproveitou a oportunidade e bateu firme e empatou o jogo, aos 15 minutos. O placar deixou o Baraúnas na quarta colocação, com dez pontos. O Palmeira-RN segue o martírio e continua na lanterna da competição, sem ter marcado ainda um ponto.

Em Goianinha
No Nazarenão, o Potiguar de Mossoró fez bonito e venceu o Alecrim por 2 a 0. Os gols do Time Macho foram marcados pelo atacante Carlos Alberto e pelo volante Jozicley. Com o resultado, o Alvirrubro permanece na terceira colocação, mas com 11 pontos, e segue firme na briga para chegar à final do primeiro turno. O Esmeraldino ficou na sétima colocação, com seis pontos.


Por GE RN Foto: Yhan Victor