quarta-feira, 16 de março de 2016

CBF amplia número de clubes na Série D e RN terá dois representantes na competição

RN terá duas vagas na Série D (Foto: Fernando Torres / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nessa terça-feira (15) que a quantidade de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro de futebol será ampliada de 40 para 48, já a partir da edição deste ano. Com a mudança, o futebol do Rio Grande do Norte recebeu mais uma vaga e agora terá dois representantes na competição.

De acordo com publicação no site oficial da entidade máxima do futebol nacional, o critério escolhido para a distribuição das vagas foi o Ranking Nacional de Federações (RNF). O RN ocupa a 11ª colocação, com 13.436 pontos.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), Zé Vanildo, comemorou a nova vaga para o futebol do estado e destacou a importância.

“Essa vaga abre uma possibilidade melhor no calendário dos clubes do RN. Essa vaga não caiu do céu. Havia uma necessidade de democratizar a competição e privilegiou as federações melhores ranqueadas”, comentou.

Ceará, Alagoas, Pará também foram premiados e terão dois representantes. Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Bahia já tinham duas vagas no certame.

Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam uma vaga e terão três clubes na competição. São Paulo contará com quatro clubes na disputa.

Na briga
Ainda de acordo com o presidente da FNF, o critério para classificação não sofreu alteração. A diferença é que, além do campeão, o vice-campeão também terá vagas. Se ABC e América ocuparem os devidos lugares, as vagas ficarão com os times que somarem mais pontos na soma dos dois turnos.

Após o primeiro turno e duas rodadas do segundo, Potiguar e Globo estão no topo da briga. A dupla tem 18 e 16 pontos, respectivamente, e são os principais concorrentes. Com 15 pontos, o Assu também corre por fora, seguido do Baraúnas, que tem 12.

Sistema de disputa
Os 48 times serão divididos em 12 grupos com quatro times, com jogos de ida e volta. Os dois primeiros se classificam. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também avançarão. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão. A Quarta Divisão está prevista para começar no dia 29 de maio.

Por Heilysmar Lima Foto: Fernando Torres / CBF via Portal No Ar 

Globo quer surpreender o Bahia para avançar na Copa do Brasil

Globo quer superar o Bahia (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)

O Globo estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira (16) contra o Bahia-BA. A partida será no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, às 21h45. Em 2015, as equipes dividiram o grupo E da Copa do Nordeste. A vantagem é do clube baiano que venceu os dois confrontos.

Para reverter a situação e ainda conseguir a classificação à segunda fase da competição, a Águia terá o desfalque o experiente Renatinho Potiguar, capitão da equipe. Para substituí-lo, o técnico Higor César deve colocar em campo o jovem Eduardo.

Assim, o clube deve ir com: Rafael, Geovane, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca; Leomir, Pablo Oliveira, Rivaldo e Eduardo; Vavá e Romarinho.

No entanto, a fase do Globo não é boa. O time de Ceará-Mirim não vence há quatro jogos – dois empates e duas derrotas. O último triunfo foi no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, venceu o América por 2 a 0.

Essa é a segunda participação do Globo na competição. Ano passado, a equipe enfrentou o América na primeira fase e foi eliminado no jogo de ida, ao perder por 5 a 1.

Por Portal No Ar Foto: Wellington Rocha

Geninho testa nova formação no ABC para encarar o Goianésia nesta quarta

ABC fez o último treino antes do jogo contra o Goianésia, pela Copa do Brasil (Foto: Divulgação/ABC)

O ABC realizou na tarde desta terça-feira o último trabalho antes da estreia na Copa do Brasil, contra o Goianésia. A atividade aconteceu no Clube Campestre de Goianésia. O técnico Geninho conversou teve uma conversa com o grupo e comandou um trabalho tático. Com a ausência do meia Lúcio Flávio, que ficou em tratamento médico por conta de dores musculares, o treinador realizou alguns testes na formação principal. As opções para o setor de criação abecedita são os meias Erivélton, Eduardo Echeverria e Ítalo.

Depois do treinamento, a delegação abecedista retornou ao hotel e permenceu em regime de concentração até o jogo desta quarta-feira. A partida esta marcada para o Estádio Waldeir José de Oliveira, às 20h30.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/ABC