quinta-feira, 19 de maio de 2016

Natal conta os dias para receber revezamento da Tocha Olímpica

Tour da Tocha Olímpica Brasil bandeira (Foto: Rio 2016 / Fernando Soutello)

Natal se prepara para receber o tour da Tocha Olímpica no próximo dia 4 de junho. O revezamento na capital potiguar deve ter início às 14h46, no Forte dos Reis Magos, monumento histórico e cartão postal da cidade. O evento de encerramento será no largo da Arena das Dunas, palco da Copa do Mundo de 2014, no fim da tarde.

- Vamos ter dois momentos. O primeiro será no Largo Dom Bosco, na Ribeira, em uma ativação capitaneada pela Funcarte. Na Arena das Dunas, teremos o encerramento. É um momento único para o Brasil, que vai demorar muito para receber novamente uma edição de Jogos Olímpicos - contou o secretário de Esporte e Lazer de Natal, Carlos Eduardo Nascimento.

Nomes como o do campeão paralímpico Clodoaldo Silva, da ex-atleta Magnólia Figueiredo, que disputou quatro edições de Olimpíadas, e do médico Roberto Vital, coordenador médico do Comitê Paralímpico Brasileiro, estão confirmados entre os condutores da tocha em Natal. 

- Gostaria de convidar toda a população de Natal para prestigiar este evento bastante significativo. Que todos possam colaborar trazer um espírito de paz e grandiosidade para o país - declarou Roberto Vital, que já esteve presente em seis edições de Jogos Paralímpicos.

Por determinação do Comitê Organizador Rio 2016 somente os horários e a sequência do revezamento podem ser anunciados. Os condutores e o percurso serão divulgados apenas 10 dias antes da chegada da tocha ao primeiro município potiguar, no caso São José de Mipibu, às 10h24 do dia 4 de junho. Antes de Natal, seguirá para Parnamirim, com evento marcado para as 11h40, no Cajueiro de Pirangi.

Após passar por Fernando de Noronha no dia 5, a Chama Olímpica retorna ao Rio Grande do Norte no dia seguinte para cumprir o revezamento nas cidades de Lajes, com chegada prevista para as 8h30; depois Angicos, às 12h11; Assú, às 14h49; e Mossoró, às 16h56. A despedida da tocha no estado será às 19h, na Estação das Artes, com show do cantor e poeta Dorgival Dantas, durante o Mossoró Cidade Junina.

Fonte Globo Esporte RN Foto: Rio 2016 / Fernando Soutello

Confira a arbitragem para o confronto entre ABC e América pela Série C

Zandick Gondim é o único remanescente da 3ª rodada que trabalhará na Páscoa (Foto: Wellington Rocha/Arquivo/Portal No Ar)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nessa terça-feira (17) o trio de arbitragem que vai comandar o Clássico-rei entre ABC e América na rodada de abertura da Série C do Campeonato Brasileiro. O potiguar Zandick Gondim Alves Junior será o árbitro principal do duelo. Ele será auxiliado por Flávio Gomes Barroca e Vinicius Melo de Lima, ambos do Rio Grande do Norte.

Zandick é o segundo árbitro potiguar a apitar um clássico em 2016. Antes dele, Pablo Ramon comandou o embate válido pelo segundo turno do Estadual, que acabou em 1 a 1. Na ocasião, um pênalti marcado a favor do ABC causou a revolta do presidente do América, Beto Santos, que prometeu vetar Pablo dos jogos americanos.

Nos outros três duelos realizados até aqui, o Clássico-rei teve arbitragem Fifa. Ricardo Marques Ribeiro, Jean Pierre Gonçalves Lima e Heber Roberto Lopes foram os responsáveis pelo apito.

ABC e América se enfrentam no domingo (22), às 19 horas, na Arena das Dunas.

Por Portal No Ar Foto: Wellington Rocha

Sérgio China esboça América-RN para domingo; Cazumba negocia rescisão

Lúcio Curió atacante do América-RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O América-RN segue em preparação para a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, marcada para domingo. Nesta terça-feira, Sérgio China comandou um trabalho tático no campo do CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Na atividade, o treinador conduziu um exercício para aperfeiçoar os contra-ataques, com ênfase para os atacantes Luiz Eduardo, Thiago Potiguar, Brendo e Reis.

Quanto ao time que treinou, o meia Raphael Toledo, que se apresentou na segunda-feira, assumiu a função que antes era de Cascata. O lateral-direito Everton e o volante Memo são os outros reforços que devem começar jogando no domingo. O Mecão trabalhou com Pantera, Everton, Gustavo, Richardson e Bruno; Felipe Macena, Memo, Mateus e Raphael Toledo; João Gabriel e Luiz Eduardo.

A novidade desta terça-feira foi a presença do atacante Lúcio Curió, liberado pelo departamento médico para o trabalho de transição em campo. O último jogo do atacante foi contra o Baraúnas, pela última rodada do returno do Campeonato Potiguar. O volante Júlio Terceiro também participou do treino físico e correu no gramado.

Cazumba deve sair
Sobre dispensas e reformulação, o lateral-esquerdo Alex Cazumba se reuniu com a diretoria do América-RN e deve deixar o clube ainda nesta semana. Contratado pelo Mecão no início deste ano, o jogador teve um baixo desempenho pelo time americano na Copa do Nordeste e no Campeonato Potiguar. 

Segundo o diretor de futebol do América-RN, Iury Bagadão, a rescisão do jogador está em fase de conclusão. O clube fez uma proposta ao jogador, que ficou de dar uma resposta nos próximos dias.

- Estamos finalizando a conversa com o jogador. Foi feita uma proposta para ele e estamos aguardamos a resposta dele. Nos próximos dias, deve ser concretizada a rescisão - disse.

Por GE RN Foto: Jocaff Souza

ABC não vence em estreia de Brasileirão há seis anos

Última estreia do ABC foi com derrota (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

Começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito não tem sido uma prática comum para o ABC. Nas últimas cinco estreias no campeonato nacional, o Alvinegro acumula duas derrotas e três empates.

O retrospecto abecedista é pior quando tem o mando de campo na primeira partida do Brasileirão. Em 2013 e 2015, a equipe foi derrotada. Ano passado, o revés foi diante do Oeste-SP, por 1 a 0, no Frasqueirão. Três anos atrás, o resultado negativo aconteceu frente ao Paraná, por 2 a 0, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Na ocasião, o Alvinegro havia sido punido com a perda do mando de campo.

Os três empates do jejum em estreias ocorreram como visitante. Coincidentemente, as partidas acabaram em 1 a 1. Em 2014, contra Santa Cruz-PE, no Recife; em 2012, diante do Betim-MG, em Ipatinga; e 2011, ante ao Bragantino-SP, em Bragança Paulista. Todas as partidas foram pela Segunda Divisão.

A última vitória do ABC em estreia do Campeonato Brasileiro foi em 2010. Naquele ano, o Alvinegro disputou a Série C do nacional e bateu o CRB-AL por 3 a 1, no Frasqueirão. No domingo (22), às 19 horas, o ABC tem a chance de encerrar a sequência. Para isso, precisa superar o América na Arena das Dunas, pela Terceira Divisão.

Confira as partidas:
2015 – Série B – ABC 0x1 Oeste-SP – Frasqueirão – Natal
2014 – Série B – Santa Cruz-PE 1×1 ABC – Arruda – Recife
2013 – Série B – ABC 0x2 Paraná-PR – Almeidão – João Pessoa
2012 – Série B – Betim-MG 1×1 ABC – João Lamengo – Ipatinga
2011 – Série B – Bragantino-SP 1×1 ABC – Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
2010 – Série C – ABC 3×1 CRB-AL – Frasqueirão – Natal

Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha via Portal No ar