sexta-feira, 20 de outubro de 2017

FNF oficializa Campeonato Potiguar 2018 sem finais de turnos

Presidente José Vanildo apresenta novo formato e detalhes da tabela do Campeonato Potiguar 2018 (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Campeonato Potiguar 2018 não terá mais finais de turnos. A decisão foi anunciada após a reunião do conselho técnico, realizada na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, na tarde desta quinta-feira. Os campeões da Copa Cidade do Natal e Copa Rio Grande do Norte serão conhecidos por pontos corridos.

O primeiro turno terá os jogos de ida, e no segundo os mandos de campo serão invertidos. Os vencedores de cada turno se enfrentam na decisão do estadual, em duas partidas - o segundo confronto será na casa de quem tiver o melhor índice técnico durante todo o campeonato.

- (Nova formatação) Ela obedece a um desejo da federação e os clubes compreenderam. Todos concordaram porque isso decorre da redução do calendário para 2018. Quem não tiver oportunidade de brigar pelo título, vai ter que ter pontos para garantir uma das vagas para a Série D, o que é muito importante - falou o presidente da FNF, José Vanildo.

Este novo formato é exatamente como proposto pelo América-RN, na reunião do conselho da última segunda-feira, quando a FNF ainda defendia finais de turnos em jogo único. A direção do Alvirrubro se mostrava preocupada com o curto período entre o término do estadual e o início da Série D do Campeonato Brasileiro.

- Foi a proposta que o América-RN pensou. Nós vínhamos pensando na dificuldade de datas que iremos ter nesse campeonato. O presidente foi sensível e enxergou do mesmo modo que nós. Vamos agora para um campeonato que valoriza o critério técnico, que valoriza o melhor, quem fizer mais pontos. Vamos trabalhar para que seja o América-RN - disse Leonardo Bezerra, diretor de futebol do Mecão.

A tabela básica já foi divulgada pela FNF. A abertura do estadual será no dia 13 de janeiro, e a decisão está prevista para 8 de abril. A primeira rodada terá: Santa Cruz de Natal x ABC, América-RN x campeão da segunda divisão, Globo FC x Baraúnas e Potiguar de Mossoró x Assu. As datas e os horários dos jogos ainda serão confirmados. Os jogos de ABC e Globo deverão ser no dia 13 para que as equipes tenham um dia a mais de descanso antes da estreia na Copa do Nordeste, marcada para o dia 17.

Por GE Natal Foto: Augusto Gomes