terça-feira, 31 de outubro de 2017

RN é convocado para Copa de Seleções Estaduais Sub-20; lista tem 30 nomes

Comissão técnica da Seleção Sub-20 do RN divulga lista de convocados para Copa de Seleções Estaduais (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

A convocação do Rio Grande do Norte para Copa da Seleções Estaduais Sub-20 foi divulgada na tarde desta segunda-feira. A lista tem 30 nomes e traz destaques do América-RN, campeão estadual no sub-19, e do ABC, incluindo Tonhão, Fessin, Berguinho e Matheus, que estão disputando a Série B. O técnico Júlio Terceiro comentou a expectativa em torno da participação do RN na competição e destaca o acompanhamento in loco das competições de base como diferencial para ter sido o escolhido.

- Eu acompanho todos os jogos do sub-19, e estou muito feliz pelo convite do presidente José Vanildo. Eu tentei selecionar o máximo possível de jogadores, ser bem eclético para chegar aos 18 que eu posso levar para o Paraná. É uma coisa que eu quero, eu gosto de trabalhar com os 'moleques', sempre gostei da base, desde a época que eu era jogador valorizava muito a base e tenho certeza que vai dar certo - disse.

A lista com muitos nomes tem explicação. Alguns atletas podem ficar de fora da lista final, seja devido à utilização na Série B - casos dos jogadores do ABC - , seja o conflito de datas com a Copa do Nordeste Sub-20, competição que o América-RN disputará. Daí a necessidade de ter mais opções para observar, segundo o próprio Júlio Terceiro.

- Liguei para vários treinadores e o maior peso está sendo a Copa do Nordeste Sub-20, que está batendo as datas. Preferi relacionar 30 atletas, sabendo que de oito a dez não poderão treinar. Preferi fazer dessa forma para me precaver e tentar dar oportunidade a todos - completou.

A primeira fase da preparação compreende o prazo de 6 a 12 de novembro. Ao fim desse período, cinco atletas serão cortados. Depois disso, seguem os treinos até o dia 26, quando a lista final com 18 nomes deverá ser divulgada. Em seguida, o grupo embarca para Curitiba, sede da seleção do RN na competição. O coordenador técnico da seleção, Andrey Valério, ressalta que é preciso otimizar tempo e buscar dar padrão ao grupo o mais rápido possível.

- A seleção se apresenta dia 6, no Juvenal Lamartine e fará a primeira semana de treinamento lá. Tentaremos um amistoso contra a UFRN no próprio campo deles. Serão, ao todo, três semanas de treinamento. Esperamos realizar, a partir da segunda semana, no CT do ABC ou na Arena das Dunas para ir dando qualidade ao trabalho - explicou o coordenador.

A seleção do Rio Grande do Norte está no grupo 6 da copa, com sede no Paraná, estado melhor posicionado no ranking nacional federações. Os meninos do RN entram em campo pela primeira vez no dia 29, contra o Espírito Santo, e fecham a participação nesta fase contra o Paraná, dia 3 de dezembro.

Confira abaixo a lista de convocados:
Goleiros
Ewerton (América)
Gomes (ABC)

Laterais
Alisson (América)
Paulinho (ABC)
Van-Van (América)
Luiz Carlos (Globo)
Felipe Cruz (Santa Cruz)

Zagueiros
Tonhão (ABC)
Vinicius (ABC)
Luiz Henrique (Globo)
Jadson (Santa Cruz)
Matheus Machado (Santa Cruz)
Yan (Palmeira)
Fred (América)

Volantes
Juninho (América)
Jadson (América)
Gaspar (ABC)
Lecinho (Santa Cruz)
Vanderlan (Globo)
Bruno (Globo)

Meias
Fessin (ABC)
Marcelinho (América)
Anthony (América)
Gleydson (Força e Luz)
Luquinha (Santa Cruz)

Atacantes
Berguinho (ABC)
Matheus (ABC)
Thiago (América)
Denilson (Santa Cruz)
Xilu (Força e Luz)
Negueba (Globo)

Por GE RN Foto: Augusto Gomes