domingo, 8 de janeiro de 2017

ABC busca renovação com Cleiton e segue à espera de Rafael Donato

Cleiton zagueiro do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Destaque do ABC na campanha da Série C do Campeonato Brasileiro de 2016, que recolocou o Mais Querido na Série B, o zagueiro Cleiton Potiguar teve o nome envolvido nesta semana em uma possível transferência para o Fortaleza, a menos de duas semanas para a estreia do Campeonato Potiguar. Ao Globo Esporte, o vice-presidente de futebol alvinegro, Leonardo Arruda, contou que não houve contato da diretoria do Leão com o Alvinegro e descartou a saída do defensor de 27 anos. Com contrato até o início de junho deste ano, Cleiton já foi procurado pela direção abecedista, que busca a renovação do vínculo até o fim de 2017, com o devido reajuste salarial. O jogador ainda não respondeu sobre a proposta alvinegra.

- Ele possui contrato com o ABC até o início de junho e de uma hora para outra, surgiram boatos que o Fortaleza estaria interessado nele. Mas, nem o Fortaleza nos procurou nem o jogador comunicou qualquer proposta. Eu liguei para o próprio presidente do clube cearense e ele me disse que não demonstrou qualquer interesse no atleta. Nós temos contrato, existe uma cláusula contratual e, mesmo que haja qualquer movimentação, as partes conversarão. Ao fim da Série C, o presidente Judas Tadeu procurou o atleta para uma prorrogação de contrato. Ele entrou de férias, retornou do recesso, mas não deu um retorno. Nós queremos, a partir do término do contrato atual, renovar até o fim deste ano, com o devido reajuste salarial - disse Arruda.

Apesar de concentrar as forças para a renovação de contrato de Cleiton, o ABC segue trabalhando para reforçar o setor defensivo. O alvo continua sendo o zagueiro Rafael Donato, que pertence ao Cruzeiro. A ideia de empréstimo ainda precisa ser aprovada pelos dois clubes e a negociação continua aberta.

- Ainda estamos conversando sobre o assunto. A proposta do empréstimo precisa ser aprovada pelos dois clubes, porque envolvem outras questões financeiras. Nós queremos que o jogador permaneça até o fim do ano, porque teremos quatro competições em 2017 e precisaremos de um elenco até o término da temporada - completou.

Por Jocaff SouzaNatal Foto: Augusto Gomes

CBF confirma Globo FC x Flu, pela Copa do Brasil, na Arena das Dunas

Arena das Dunas, em Natal (Foto: Ney Douglas)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quinta-feira dia 5, a tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil, com horários e locais dos confrontos. O Globo FC, um dos representantes do Rio Grande do Norte e que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro esse ano, recebe o Fluminense na Arena das Dunas, em Natal. A partida está marcada para o dia 15 de fevereiro, às 21h45 (horário de Brasília). O time potiguar é de Ceará-Mirim, município da Região Metropolitana, tem apenas quatro anos de fundação e possui um estádio próprio, o Barretão. Na primeira fase, o mando do jogo único será do clube que estiver em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC). O visitante terá a vantagem do empate.

A partida em Natal marca ainda o retorno do Fluminense a capital potiguar. No dia 26 de junho de 2016, o Flu venceu o Flamengo por 2 a 1, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto levou 25.946 torcedores, para uma renda de R$ 2.214.850,00. O jogo que teve a arrecadação recorde no estádio potiguar foi a goleada do Brasil sobre a Bolívia por 5 a 0, no dia 6 de outubro de 2016, pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Rússia 2018 (R$ 4.307.145,00, para um público de 30.013 torcedores).

Jogos de ABC e América-RN
ABC e América-RN, que são os outros representantes do RN na competição deste ano, jogarão a primeira rodada longe de Natal. O Mecão encara o Audax-SP, no dia 8 de fevereiro, no Estádio José Liberatti, em Osasco, às 20h30 (horário de Brasília). O Mais Querido joga contra o Ceilândia, no dia 15 de fevereiro, no Estádio Mária Abadia, às 20h30 (horário de Brasília).


Fonte GE RN Foto: Ney Douglas

Santa Cruz de Natal sofre desfalques, mas expectativa para a estreia é alta

Santa Cruz de Natal - jogadores - Higor César (Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal)

O Santa Cruz de Natal entra na reta final da preparação para a estreia do Campeonato Potiguar, quando faz a abertura da competição contra o América-RN, no dia 14 de janeiro, na Arena das Dunas. O time comandado por Higor César treina há um mês e, agora, faz os últimos ajustes. Nos últimos dias, o treinador vem sofrendo com as baixas do o lateral-direito Eron, dos meias Daniel Caiçara, Pará e Índio Oliveira, e dos atacantes Igor e Felipe Piraju, que estão em tratamento médico. Há poucos dias para o estadual, Higor César arquiteta a equipe para surpreender o Mecão, mas faz segredo sobre o time titular.

- A gente não pode divulgar, mas temos jogadores bons, experientes e jovens. Alguns jogaram outros campeonatos e estão vindo para somar. A expectativa é que a nossa equipe seja muito competitiva. Estamos treinando há quatro semanas, entrando na quinta, e a equipe está ficando com a cara que eu quero que ela tenha durante o campeonato - disse o treinador do Santa Cruz.

Estreante da primeira divisão do futebol potiguar, o Santa tem um elenco média de idade de 21 anos. Dentre os experientes, estão o goleiro William, ex-ABC, o meia Jean Natal, ex-América-RN e Comercial-SP, e o atacante Val Paraíba, ex-Assu e Murici. Na última semana, o Tricolor fez um amistoso contra o Botafogo-PB, em João Pessoa, e foi goleado por 4 a 0 - levando três gols no primeiro tempo da partida. O treinador ficou descontente com o resultado, por conta da postura acanhada da equipe em campo. Higor reforça que diante do América-RN, o perfil terá que mudar.

- Esses amistosos são para a gente avaliar a forma que a nossa equipe está jogando. O placar menos importa, mas é lógico que ninguém quer perder. Deu para ver a cara da equipe que eu quero. Temos mais de uma semana para definir o time que entrará em campo e daqui para lá vamos ter muito trabalho - completou.


Fonte GE RN Foto: Diego Simonetti

América-RN vence jogo-treino por 4 a 0 e Surian indica equipe para estreia

RN - América-RN goleia por 4 a 0 em jogo-treino contra Safern (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O América-RN venceu o jogo-treino contra a equipe do projeto "Mantendo a Forma", do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do RN (Safern), por 4 a 0. Três gols saíram no primeiro tempo com Jussimar, aos 16 minutos; Luiz Eduardo, aos 20 minutos; e Dija Baiano, aos 30 minutos. Na etapa final, Jussimar marcou o quarto gol, aos 15 minutos.

O técnico Felipe Surian utilizou duas formações em campo e ficou isolado durante o confronto, anotando e observando a movimentação da equipe. No primeiro tempo, o Mecão atuou com Vinicius; Everton, Daniel, Maracás e Danilo; Felipe Alves, Marcos Júnior e Michel Cury; Jussimar, Luiz Eduardo e Dija Baiano. No segundo tempo, a formação foi com Fred; Osmar, Lucas Bahia, Paulão e Michel Benhami; Felipe Alves (Richardson), Marcos Júnior (Anthony) e Jussimar (Marcelinho); Jean Patrick, Raul e Tony.

Ao Globo Esporte, o técnico Felipe Surian disse que a formação que iniciou o jogo-treino contra a equipe da Safern deve ser a que enfrentará o Santa Cruz de Natal, na estreia do Campeonato Potiguar, no dia 14 de janeiro. Mesmo assim, o treinador ressaltou o atual elenco possui, no mínimo, dois jogadores em cada posição e isso vai ajudar no planejamento do clube, que disputará simultaneamente o estadual e a Copa do Nordeste. A primeira partida pelo Nordestão acontece no dia 26 de janeiro, cinco após o clássico contra o ABC, pela terceira rodada da primeira fase do Potiguar.

- Provavelmente. Nosso grupo está bem qualificado, não gosto de trabalhar com um elenco somente com 11 titulares, porque um time ganha um jogo, mas um grupo chega a ser campeão de uma competição. Ainda mais que vamos ter duas competições, o estadual e a Copa do Nordeste juntos. Nós precisamos de duas equipes. Todos estão, praticamente, no mesmo nível e só posso colocar 11. Por isso, esses 11 primeiros que estão trabalhando, mas nós temos dois atletas para cada posição e se precisar de mudanças para esse próximo sábado, eu não tenho medo algum de colocar esses atletas que entraram na segunda etapa desse trabalho - revelou Surian.

Texto e Foto por Jocaff SouzaNatal