quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Secretaria de Esporte e Lazer do Estado promove curso de capacitação em futsal no município de Jardim do Seridó!


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), dá sequência na próxima sexta-feira (13) ao projeto de capacitação de futsal para alunos e profissionais de Educação Física do interior do Rio Grande do Norte. O curso "Aprendendo a jogar futsal brincando" será realizado no município de Jardim do Seridó, no auditório da Casa de Cultura Popular.

O curso será ministrado pelo professor Fábio Bezerra, da equipe técnica da SEEL,com aula teórica na abertura e prática no sábado (14), no ginásio de esportes Lavoisier Maia. Ao término, todos os participantes ganharão o certificado. "Nosso curso tem como objetivo a capacitação dos profissionais que atuam no esporte em seus municípios, propiciando um enriquecedor conhecimento sobre o tema proposto e sua colaboração para a melhoria das ações desses profissionais", explica Bezerra. 


Neste ano, o curso de capacitação em futsal já visitou as cidades de Tangará, Campo Grande, Jaçanã, Parelhas, Serra Negra do Norte e Santa Cruz. De acordo com o secretário de Estado do Esporte e do Lazer Canindé de França, o projeto da SEEL veio para atender a demanda provocada pelo crescimento da modalidade esportiva. 

"Hoje o futsal está entre as modalidades esportivas mais praticadas no Rio Grande do Norte e no Brasil, e esse projeto tem o objetivo de proporcionar de forma fundamentada o conhecimento técnico do futsal, qualificando os profissionais e melhorando o nível técnico das competições", comentou.

As inscrições podem ser feitas com o Coordenador de Esportes, Jarbas Fonseca, pelo telefone 9-9989-7312. O evento, é uma parceria da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN através da secretaria de Esportes do município com a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

Horários:
Sexta
Aula Teoria
19h às 22h

Sábado
Aula Prática 
08h às 14h (manhã) 
14h às 17h (tarde)

Por seel.rn.gov.br adaptado Por Lance Esportivo1

Conmebol usará árbitro de vídeo na reta final da Libertadores e da Sul-Americana

Árbitro de vídeo será utilizado pela Conmebol (Foto: Fifa.com)

A Conmebol anunciou nesta quarta-feira que vai utilizar a tecnologia de árbitro de vídeo (VAR, da sigla em inglês) nas semifinais e finais da Copa Libertadores deste ano, e nos dois jogos da decisão da Copa Sul-Americana. A iniciativa é um primeiro passo para que a utilização das imagens de TV das partidas durante os duelos se torne mais frequente para minimizar erros.

"É obrigatório a contratação de uma empresa de tecnologia para gerenciar as imagens. O árbitro assistente de vídeo foi uma solicitação do presidente Alejandro Domínguez e vestimos a camisa do projeto. Vimos que era possível fazer e queremos ajudar a arbitragem sem modificar o jogo", afirmou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol.

O ex-árbitro explicou que o projeto, que estará em um período experimental, necessita de auxílio dos diversos departamentos envolvidos com uma partida, incluindo dos clubes e das associações filiadas. "Temos de contar com toda estrutura para poder ter sucesso no evento", comentou Seneme.

Ele lembra que a Conmebol é a primeira confederação continental que vai implementar o VAR em suas competições.

"Queremos dar mais transparência para todo segmento do futebol", continuou, deixando claro que a tecnologia não vai entrar no mérito de qualquer lance durante uma partida. "Queremos evitar erros claros", disse.

As decisões verificáveis pelo uso do VAR são: no momento dos gols, se houver impedimento, infração ou saída de bola antes da jogada; na marcação de pênaltis, para garantir se houve ou não a falta; em cartões vermelhos, para confirmar se a expulsão foi correta; e na identificação dos atletas que receberam alguma punição, para que não exista confusão de identidade.

"Não buscamos que os árbitros tenham as melhores decisões, nós buscamos erros claros. É a mínima interferência para ter o máximo benefício. A intenção não é buscar 100% de acertos, é efetivamente interferir no jogo quando ocorrem erros claros", explicou Seneme. "O árbitro tem de estar convencido de que isso é bom para ele. Vai ter alguém que vai salvar sua carreira, o jogo, o investimento dos clubes e a paixão do torcedor. É para evitar grandes erros", concluiu.

Por Agência Estado

Inscrições abertas para o Ciclo Sesc em três cidades potiguares


Estão abertas as inscrições para o Ciclo Sesc em Natal, Macaíba e Mossoró. A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), une lazer, atividade física e turismo. As inscrições podem ser feitas até data próxima ou no dia do evento nas centrais de relacionamento das unidades Sesc das cidades. A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem das três edições, todas elas realizadas em outubro.

Em Macaíba, o Ciclo Sesc acontece dia 22 de outubro em um formato diferente das demais cidades: o passeio é feito em bicicletas. A largada será às 7h em frente ao Sesc Macaíba e, para garantir a vaga, basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis. No percurso, estarão pontos históricos como o Engenho Ferreiro Torto.

Já na capital potiguar, o projeto acontece dia 28 de outubro, com concentração marcada para as 15h30 no Sesc Cidade Alta. As inscrições podem ser feitas nas centrais de relacionamento tanto do Sesc Cidade Alta quanto do Sesc Zona Norte, do Sesc Potilândia e do Sesc Ponta Negra. O percurso abrange alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja do Rosário, a praça Sete de Setembro e a casa da lendária viúva Machado.

O Ciclo Sesc finaliza o circuito 2017 em Mossoró dia 30 de outubro, com largada às 16h em frente ao Sesc Mossoró. Durante o passeio, serão visitados pontos como o Memorial da Resistência e a Estação das Artes – Eliseu Ventania. A inscrição é concluída mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

Em todas as cidades, os percursos serão marcados por intervenções culturais e contarão com um guia para explicar as histórias dos lugares visitados. Os primeiros inscritos terão direito a camiseta e boné, e os participantes terão suporte de socorristas, distribuição de água mineral e kit frutas. Todos os alimentos arrecadados nas inscrições serão destinados ao Mesa Brasil Sesc, programa que combate a fome e o desperdício de alimentos.

Sobre o Ciclo Sesc
O Ciclo Sesc é mais uma ação do Sesc para estimular a prática de esportes em busca de uma melhor qualidade de vida. Em 2016, o projeto assumiu um novo formato: uma caminhada cujo percurso envolve os principais pontos históricos das cidades.

Além de agregar turismo ao projeto, a mudança também possibilita que um público mais amplo possa participar.

Serviço:
O quê? Inscrições abertas para o Ciclo Sesc em três cidades potiguares
Sobre cada edição?
NATAL
28/10 | 15h30 | Largada do Sesc Cidade Alta | Inscrições nas centrais de relacionamento do Sesc Cidade Alta, Zona Norte, Potilândia e Ponta Negra | Mais informações: (84) 3133-0360

MACAÍBA
22/10 | 7h | Largada do Sesc Macaíba | Inscrições mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis até dia 20/10 na central de relacionamento da unidade | Mais informações: (84) 3271-1433

MOSSORÓ
30/10 | 16h | Largada do Sesc Mossoró | Inscrições na central de relacionamento da unidade até dia do evento mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis | Mais informações: (84) 3316-3665.

Por Portal No Ar Esportes

Tite exalta futebol da seleção: “Dá para jogar bonito e ganhar”


O técnico Tite avaliou com bastante elogios o encerramento da campanha da seleção brasileira nestas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, campanha encerrada com a vitória por 3 a 0 sobre o Chile, nesta terça-feira, no Allianz Parque. Na opinião do treinador, o resultado e a atuação mostraram a capacidade da equipe mesclar efetividade com futebol vistoso.

Sob o comando de Tite, a seleção ganhou dez partidas e empatou duas na competição. “A forma como a equipe está se apresentando me deixa feliz. A equipe resgata o que eu sei de futebol, porque mistura a efetividade em ganhar jogos com a beleza. Dá para jogar bonito e ganhar. Tenho que reconhecer que o grupo de atletas está apresentando esse bom futebol”, disse em entrevista coletiva.

O Brasil fechou as Eliminatórias com a sua melhor campanha na história e venceu todos os adversários ao menos uma vez, feito inédito. “Tenho legado do Dunga e do Luiz Felipe (Scolari). Alguns jogadores são da geração da Copa de 2014, como o Fernandinho e o Daniel Alves. Quando não se tem muito tempo como técnico, você se serve desse legado”, afirmou o treinador, ao dividir os méritos com os antecessores.

O treinador fez questão de elogiar o trabalho da comissão técnica e contou que o bom ambiente vivido entre os jogadores da seleção também ajudam os resultados a chegarem. “Os jogadores gostam do convívio, tem amizade. É legal quando isso acontece, porque aí a vaidade fica de lado. Acabamos por cooperar um com o outro. Todos esses recordes são de uma equipe, não sou só eu quem estou atingido”, comentou.

Tite revelou ter ficado irritado com o zagueiro chileno Gary Medel durante a partida. Segundo o brasileiro, o adversário lhe xingou no primeiro tempo e ele acabou por perder o controle. Para acalmar os ânimos, o técnico falou com o defensor no começo da segunda etapa e avisou que o mal-estar havia acabado.

Por Ciro Campos Estadão Conteúdo